Dunas do Parque Estadual do Jalapão receberam cerca de 1,4 mil visitantes no feriado da Independência

Um dos principais atrativos turísticos, as Dunas do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), gerido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), receberam cerca de 1,4 mil visitantes no início deste mês, período do feriado prolongado da Independência do Brasil. Durante o mês de agosto, foram registrados cerca de 6 mil turistas.

Conforme o gerente das Unidades de Conservação, Rodrigo Sávio, os registros são referentes aos dias 7 a 10 de setembro. A expectativa, segundo ele, é de que neste mês, o número de turistas supere os registrados em agosto. “Devido ao feriado e à realização de eventos importantes na região, como a Festa da Colheita do Capim-dourado, é esperado um crescimento significativo de visitantes neste período”. 

Rodrigo Sávio acrescenta que os registros deste ano indicam crescimento em relação a 2022. No mês de agosto, por exemplo, as Dunas receberam 5.986 visitantes, 1.645 pessoas a mais que no mesmo período do ano passado.

Anúncio no meio do texto

O gerente observa que à medida que a visitação no PEJ aumenta, as ações de manejo realizadas pelo Naturatins são intensificadas. “Mais que um atrativo turístico, a riqueza da fauna e flora do Parque Estadual do Jalapão é objeto de pesquisas e recebe, por parte do Instituto, cuidados como rondas periódicas das equipes de guarda-parque e brigadistas, além da prevenção a incêndios florestais por meio do MIF [Manejo Integrado do Fogo]”.

De acordo com o supervisor do PEJ, Alessandro Machado, as equipes do Parque realizaram o atendimento aos turistas, que devem estar acompanhados de guia/condutor ambiental devidamente autorizado pelo Naturatins, e que as normas de conduta devem ser observadas: não portar bebidas alcoólicas, fumar e nem levar animais domésticos, salvo cão-guia, entre outras.  

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais