Disputa pelo comando da CCJ rouba a cena na Câmara de Palmas e tem ‘manobra’ arriscada

A escolha dos membros das Comissões Permanentes da Câmara de Palmas quebrou um pouco a rotina de calmaria no parlamento palmense, na última segunda-feira (13/02).

Por articulação do Paço Municipal, um membro da base da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) deveria presidir a Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR), classificada como a mais importante e decisiva da Câmara. O nome escolhido foi o da vereadora Professora Iolanda Castro (PTB).

No entanto, a parlamentar havia sido eleita para a Mesa Diretora, biênio 2023/2024, ocupando o cargo de 2ª secretária.

Anúncio no meio do texto

Nesta gestão, o atual presidente é o vereador Folha Filho (PSDB), que tem ainda Pedro Cardoso (UNIÃO) como vice-presidente, Solange Duailibe (PT) como 1ª secretária e Waldson da Agesp (PSDB) como 3º secretário.

Conforme o regimento da Câmara, membros da Mesa Diretora não podem fazer parte das Comissões. Por isso, a vereadora Professora Iolanda Castro renunciou à 2ª Secretaria para concorrer ao cargo de presidente da CCJ. O vereador Márcio Reis (UNIÃO) foi eleito para substituí-la na Mesa.

Força tarefa para manter a CCJ nas mãos da base situacionista

A “manobra” que envolveu a renúncia foi arriscada, todavia, uma frente governista garantiu a eleição da aliada da prefeita por 3×2, batendo o oposicionista Rogério Freitas (PSD). A vice-presidência ficou com o vereador Daniel Nascimento (REPU). Tinham direito a voto os membros da Comissão anterior, biênio 2021/2022, quais sejam: a própria vencedora do pleito e seu adversário, o vice-presidente aclamado com cinco votos, além de Solange Duailibe e Márcio Reis.

Eleições das outras Comissões foram insossas, sem disputas

Para as outras Comissões, as chapas registradas foram eleitas por aclamação, sem disputas internas.

Para a Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle, o vereador Eudes Assis (PSDB) foi reconduzido ao cargo de presidente, enquanto a vice-presidência ficará a cargo do vereador Junior Brasão (PSB).

Já na Comissão de Administração Pública, Urbanismo e Infraestrutura Municipal, as titularidades se inverteram, tendo sido eleitos para os cargos de presidente e vice-presidente, Junior Brasão e Eudes Assis.

A Comissão de Políticas Públicas Sociais, foi composta por Daniel Nascimento, presidente e como vice-presidente, Nego do Palácio (PDT).

A Comissão de Assuntos dos Direitos da Mulher, será comandada pela Professora Iolanda Castro e terá como vice, Daniel Nascimento.

Já a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos, Meio Ambiente e ética e Decoro será presidida por Junior Brasão e terá como vice-presidente, Nego do Palácio.

Por fim, para a Comissão de Segurança Pública, foram eleitos os vereadores Joatan de Jesus (CIDADANIA) e Jucelino Rodrigues (PSDB).

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais