Dia Nacional do Turismo: Palmas oferece várias opções para os visitantes

Contato direto com a natureza e paisagens típicas da região serrana são fortes atrativos para o turismo ecológico ou ecoturismo, celebrado mundialmente no dia 1º de março, visando a vivência e preservação dos patrimônios ambientais e culturais. E neste dia, a Agência Municipal de Turismo (Agtur) ressalta a importância dos cenários naturais da Capital e como a população pode aproveitá-los para se aventurar com o bioma nas atividades do turismo ecológico.

Localizado a 32 km de Palmas, o Distrito de Taquaruçu oferece mirantes, leves corredeiras, mais de 80 cachoeiras, sendo que 11 estão disponíveis para receber o turista com estrutura adequada, com rapel, a exemplo da cachoeira do Roncador com 70 metros de queda d’água ideais para a prática da atividade.

Palmas conta ainda com uma rampa para parapente, além de uma soma de atrativos que conectam sua fauna e flora aqueles que resolvem conhecer o lugar.

O presidente da Agtur, Tom Lyra, salienta que a Capital oferece ambientes variados para que os amantes da natureza pratiquem o turismo ecológico. “A biodiversidade de Palmas possibilita aos visitantes experiências diversas em contato direto com a natureza de maneira preservativa e sustentável, fomentando assim o crescimento do ecoturismo com a conservação do nosso meio ambiente”, disse.

Conforme explica o turismólogo, Marco Aurélio Dutra, é de suma importância aliar a visitação turística a preservação do bioma. “Essencialmente em Palmas temos muitos atrativos turísticos relacionados ao contato com a natureza e atividades ao ar livre, como cachoeiras, praias permanentes de rio e atividades no Lago do Rio Tocantins. A preservação destes locais é fundamental para o fortalecimento da atividade turística em Palmas. Há um nicho crescente de turistas que buscam cada vez mais o contato com a natureza, sempre considerando aspectos ligados à preservação e sustentabilidade ambiental”, destaca.

Lago de Palmas

Com direito a um pôr do sol inebriante, o lago de Palmas também é utilizado para a prática do ecoturismo, oferecendo aos seus visitantes atividades como stand up paddle, canoagem e pesca esportiva.

Turismo Ecológico

Esta prática específica é um segmento da atividade turística que utiliza de maneira sustentável, o patrimônio natural e cultural, possibilitando sua conservação, além de buscar a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais