Dia da Pessoa com Deficiência: Tocantins destaca fim da fila por próteses e novos serviços

Neste domingo (21), é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, data que reforça a mobilização pela inclusão social e combate ao preconceito. No Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) destaca avanços nos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como a reabilitação em unidades especializadas, a entrega de próteses e a criação de novas estruturas de atendimento.

O atendimento é realizado nos Serviços Especializados em Reabilitação (SERs), em Porto Nacional e Araguaína, e nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), em Palmas e Colinas do Tocantins. As equipes são formadas por profissionais de diferentes áreas, como fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, ortopedia e neurologia.

Em agosto, o governo estadual anunciou o fim da fila de espera por próteses nos CERs. Além das próteses, também são entregues bolsas de colostomia, cadeiras de rodas, muletas e aparelhos auditivos.

Anúncio no meio do texto

O pedreiro Antônio Trindade, paciente do CER em Palmas, relatou a importância da política pública. “O processo de solicitação aqui em Palmas foi rápido, sou grato primeiramente a Deus, e depois os profissionais aqui do CER que me deram toda a atenção necessária, recebi um atendimento excelente. E essa prótese representa autonomia. Mesmo com todo apoio da minha esposa, mas tem hora que ela não está perto e às vezes eu mesmo quero fazer as coisas”, afirmou.

Ações para públicos específicos

A assistência às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem se expandido com a emissão da Carteira de Identificação (CIPTEA), realização de mutirões de diagnóstico e a construção do Centro Especializado em TEA (CETEA), em Palmas, previsto para ser entregue em breve.

Outras medidas incluem a criação do cordão girassol, para identificação de deficiências ocultas, e a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia (CIPF), que garante prioridade em atendimentos de saúde, educação e assistência social. Os documentos podem ser solicitados no site www.servicos.to.gov.br.

Gestão e acompanhamento

O secretário estadual da Saúde, Vânio Rodrigues, ressaltou o compromisso com a continuidade da assistência. “O Tocantins tem avançado no cuidado com as pessoas com deficiência e seguiremos implementando políticas públicas, serviços e espaços para que a assistência seja continuada e com celeridade. A população espera um Sistema Único de Saúde de qualidade e não mediremos esforços para que ele seja o melhor para todos os públicos”, disse.

A gerente do CER III de Palmas, Raidênia Oliveira, também destacou os resultados.

“É uma alegria imensurável ver o sorriso no rosto de um paciente que recupera a autonomia, que pode ir ao cinema com a família, pegar um transporte sozinho, retomar sua autoestima e sua vida. Isso não tem preço. Ficamos mais de cinco anos sem entrega de próteses, e agora estamos zerando a fila, devolvendo dignidade às pessoas. É gratificante demais ver esse cuidado com a pessoa com deficiência se concretizando”, relatou.

Contexto nacional

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei nº 11.133/2005 para promover a conscientização sobre inclusão, acessibilidade e combate ao preconceito. No campo da saúde, a Política Nacional da Pessoa com Deficiência estabelece diretrizes como a promoção da qualidade de vida, assistência integral, prevenção de deficiências e capacitação de profissionais.

Informações: Alysson-Neya Chaves/Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais