Detran Tocantins alerta para cuidado com golpes na obtenção de CNH

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) alerta aos interessados que, ao iniciarem o processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), devem procurar sempre os Centros de Formação de Condutores (CFCs) especializados e credenciados ao órgão de trânsito. O intuito é evitar golpes ou promoções fraudulentas, sobretudo na internet.

Os anúncios fraudulentos levam à falsa ideia de que o condutor poderá burlar fases do processo, como as aulas teóricas ou práticas. O Detran/TO relembra que os motoristas devem realizar todos os procedimentos necessários para adquirir o documento e que todas as fases são indispensáveis para a formação de bons condutores.

É necessário que os condutores estejam atentos a promoções on-line, que garantem fácil acesso e agilidade à CNH. Deve-se pesquisar com cautela qual o CFC se adéqua melhor às suas necessidades.

O artigo 234 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ressalta que falsificar ou adulterar documento de habilitação e de identificação do veículo é considerado uma infração gravíssima, podendo gerar multa e apreensão ou remoção do veículo. Já o artigo 297 do Código Penal Brasileiro alerta que falsificar documentos públicos ou alterá-los pode resultar em uma pena de reclusão de dois a seis anos, além de aplicação de multa.

Para não cair em golpes desse tipo, o Detran/TO orienta que os usuários evitem clicar em links enviados por desconhecidos, verifiquem sempre o remetente da mensagem, a URL dos portais dos órgãos públicos e nunca compartilhar informações pessoais e bancárias por e-mail, SMS ou WhatsApp e desconfie de ofertas com descontos extraordinários.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais