Detran/TO e PM realizam “Operação Trânsito Seguro” para reprimir crimes de trânsito

Com o objetivo de reduzir a ocorrência de sinistros pelas vias do estado, garantindo a segurança viária e o respeito à legislação de trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) e a Polícia Militar do Tocantins (PMTO), iniciaram nesta segunda-feira, 25, as ações da “Operação Trânsito Seguro”, com foco na repressão de crimes de trânsito, em especial, a execução de manobras perigosas, como empinar moto, popularmente conhecida por “grau” por parte dos condutores.

Neste primeiro momento a Operação foi realizada na região sul de Palmas, com o apoio do 6º Batalhão da PMTO, que por meio do serviço de inteligência, identificou diversas condutas criminosas, levando a abordagem e aplicação de penalidades aos infratores.

Anúncio no meio do texto

Ocorrências registradas

As equipes das forças de segurança registraram as seguintes ocorrências:

  • Três ocorrências por dirigir veículo sem Carteira Nacional de Habilitação;
  • Três ocorrências por condução de veículo com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade;
  • Duas ocorrências por dirigir veículo usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais;
  • Duas ocorrências por promover ou participar de “rachas”;

TCO

Além destas ocorrências de trânsito, as equipes de trabalho registraram dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), um em relação à entrega de veículo a pessoas inabilitadas e outro em relação à posse de entorpecentes, e também removeram três motocicletas.

O gerente de fiscalização e segurança no trânsito do Detran/TO, Enildo Leite, destaca que em virtude do crescimento dos sinistros de trânsito envolvendo condutores realizando manobras perigosas, o Detran/TO vai intensificar este trabalho de fiscalização e repressão. “As forças de segurança do estado, seguindo a orientação do governador Wanderlei Barbosa, estão atuando em conjunto neste trabalho para coibir este tipo de ocorrência”, pontuou o gerente.

Riscos de manobras perigosas

Recentemente, um idoso de 78 anos foi vítima de um motociclista que realizava a manobra conhecida como grau e foi atropelado na avenida LO-10, em Palmas. A vítima foi internada, sofreu fraturas na pélvis e no crânio, teve perfuração no pulmão, além de hemorragia e chegou a passar por cirurgia nas pernas, e ainda precisava passar por outros procedimentos, porém não resistiu e morreu dois dias depois do ocorrido.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais