Desenvolvimento: em defesa da pesca no TO, Vicentinho Júnior reúne-se com equipe do MPA

Com o objetivo de discutir estratégias para impulsionar a pesca no Tocantins, fomentar a modalidade artesanal e desenvolver atividades que envolvem o setor, representantes da Secretaria de Pesca e Agricultura do Tocantins, Naturatins e Embrapa reuniram-se nesta terça-feira, 21, com o Secretário Nacional de Pesca Artesanal do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) Cristiano Ramalho e o Assessor Especial do Ministro, Lázaro Medeiros. O encontro foi articulado pelo deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas).

Vicentinho Júnior destacou que o Tocantins possui um grande potencial para o pescado no Estado e, fortalecer, essas iniciativas é fundamental para o desenvolvimento econômico e social. “Temos a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, bem como o Rio Araguaia. Precisamos trabalhar pela inclusão da atividade pesqueira na lista de ações prioritárias para o Tocantins, dessa forma vamos contribuir com o desenvolvimento das comunidades tradicionais, como é o caso das ribeirinhas”, disse.

Por sua vez, a Secretária de Pesca e Agricultura no Tocantins, Miyuki Hyashida, destacou os avanços na aquicultura, mas reconheceu os desafios na pesca e evidenciou o comprometimento do Governo do Tocantins em apoiar a atividade, visando fortalecer as comunidades e conservar o meio ambiente. “Essa parceria com o Ministério vai contribuir significativamente. Uma pasta muito importante por sermos o Estado das águas, dessa maneira precisamos conversar com os atores da pesca de modo que seja elaborado um plano de desenvolvimento para o setor”, pontuou.

Anúncio no meio do texto

Em seguida, a Chefe Geral da Embrapa, Danielle de Bem, reforçou a necessidade de o tema ser colocado em pauta. “A Embrapa historicamente tem apoiado a pesca com soluções e dados e é sempre recompensador ver a atividade sendo lembrada e recebendo a atenção de diversas esferas governamentais para avançar trazendo impacto econômico e social característico da pesca. O Tocantins tem a pesca em seu DNA e é fundamental esse avanço de maneira sustentável e responsável”, disse.

A reunião abordou também a importância de garantir a segurança alimentar e nutricional, por meio do processamento seguro do pescado, especialmente para alimentação escolar. A criação de pequenas unidades de beneficiamento para aproximar a produção das associações e cooperativas, garantindo a segurança do pescado.

Além da equipe do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), participaram da reunião a Secretária de Pesca e Agricultura do Tocantins, Miyuki Hyashida; o vice-presidente do Naturatins José Aníbal; a Chefe Geral da Embrapa, Danielle de Bem; os prefeitos de Araguanã, Max Barbosa e Filadélfia, David Bento e o deputado federal Vicentinho Júnior.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais