Deputado Vicentinho Júnior vê com bons olhos a candidatura de Janad Valcari em Palmas
Apesar das eleições municipais ainda estarem distante, as movimentações políticas sobre a troca de poder nas 139 cidades já estão se intensificando. Em Palmas, por exemplo, a eleição será histórica, já que pela primeira vez, o pleito poderá ser definido no 2º turno e como a atual prefeita Cinthia Ribeiro não pode mais se candidatar, nos bastidores da política, a expectativa é sobre os nomes que vem despontando para a disputa. Vicentinho Júnior, deputado federal e presidente estadual do Partido Progressista, está de olho e presente nas discussões que são levantadas no território tocantinense.
Mas o parlamentar, em entrevista ao Jornal Primeira Página, afirmou que não existe eleição antecipada.“Política é a arte da constância das ações. O que nós temos são as consequências de ações bem executadas e que levam pessoas a mandatos”, declarou.
Fechado com o governador Wanderlei Barbosa, desde o projeto de reeleição em 2022, Vicentinho Júnior diz que não se coloca em cima do muro e não esconde sua posição. O parlamentar pondera que serão feitos diálogos com o governador para identificar o que é melhor para o estado nas disputas pelas prefeituras e que o PP vai participar ativamente do processo eleitoral em Palmas e em outras cidades. “Em Palmas o PP vê com bons olhos e tem simpatia pela candidatura da deputada estadual Janad Valcari”, afirma ele.
Avaliação da gestão na capital
Ao analisar o cenário palmense, Vicentinho Júnior avalia a atual administração e destaca o histórico da gestão de Cinthia Ribeiro (PSDB). “Faltam muitas explicações para o palmense. O transporte coletivo está depreciado. Nós não tínhamos o melhor serviço, mas não tínhamos o pior transporte coletivo como acontece agora após a municipalização. O Comitê de Obras Inacabadas (COI), da Câmara Federal, também vai acionar a prefeita para que ela preste contas das obras do CAF que deveriam estar em fase de finalização, mas não estão”, questiona.
O presidente do PP destaca ainda os episódios envolvendo investigações da Polícia Federal na prefeitura de Palmas. Como as duas operações realizadas no mês de agosto envolvendo contratos da secretaria municipal de Educação com o transporte escolar e a compra de kits pedagógicos. “A prefeita de Palmas vai encerrar um ciclo em 2024, isso, se antes ela não for afastada, devido essas tantas denúncias que ocorrem. Palmas tomou um susto, quando um bunker foi descoberto e com um secretário municipal com quase R$ 4 milhões e quase quatro quilos de ouro. Eu não consigo acreditar que todo esse dinheiro seja exclusivamente do secretário. É muito estranho! Eu quero saber quem é o verdadeiro dono dessa boiada!”, pontua.
Porto Nacional e as maiores cidades
Filho de Porto Nacional, Vicentinho Júnior também comentou da possibilidade do deputado federal Antônio Andrade disputar o cargo de prefeito em Porto no ano que vem, com apoio do governador Wanderlei Barbosa.
“Eu sou um homem de grupo, Já temos a pré-disposição de algumas candidaturas para as maiores cidades do estado principalmente, mas para bater o martelo eu preciso antes, de muita clareza, de muita transparência, de muita tranquilidade e de bater um papo com o nosso governador Wanderlei Barbosa”, conta.
Valores e posição política
O presidente do PP acredita que o próximo pleito eleitoral seguirá a tendência que vem sendo despertada nos eleitores brasileiros que é a de não conformidade com práticas que eram consideradas “normais”.
“Eu sou um conservador e não comungo com certas circunstâncias. O Brasil não aceita mais, a romantização da invasão de terras, da destruição do patrimônio em prol da reforma agrária. A reforma já acontece sem a necessidade do crime contra o bem privado. Eu respeito a ideologia de gênero, mas o Estado não pode impor nada para a sociedade.
O eleitor tem essa concepção muito bem formada”, avalia. Vicentinho também valoriza a capacidade de discernimento do eleitor. “Hoje o eleitor está muito bem informado e se você como candidato não se posicionar claramente você vai ser atropelado. O eleitor exige saber qual o lado do candidato, quais os valores e vertentes que você tem como premissa de um mandato”.
Possibilidade 2º turno em Palmas em 2024
Pela primeira vez na história Palmas poderá decidir a próxima eleição municipal no segundo turno. Isso pode acontecer porque a capital tocantinense ultrapassou a quantidade de 200 mil eleitores cadastrados. Nas últimas eleições, em 2020, Palmas tinha 180 mil eleitores e foi a única capital do país que não teve segundo turno. “Essa possibilidade deixa a eleição mais difícil.
O segundo turno é um instituto que temos que estudar bem. A história de grandes capitais nos mostra que não é porque você venceu o primeiro turno, que irá sair vitorioso no segundo. Eu já vi isso acontecer em várias eleições. Caberá aos candidatos entender o sentimento do palmense. O candidato que tentar agradar a Deus e ao Diabo não vai para o segundo turno e se for, não será o vitorioso”, pontua.