Deputado Vicentinho Júnior discute com ministro da pasta demandas do setor

Na tarde desta quarta-feira, 20 de março, o deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas/TO), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), esteve em uma importante reunião com ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. O encontro teve como foco principal a discussão das demandas urgentes enfrentadas pelo setor agrícola brasileiro. Na pauta, destacou-se a questão do endividamento agrícola: uma preocupação para a estabilidade dos produtores rurais.

Vicentinho Júnior explicou que o endividamento agrícola é uma realidade que afeta os agricultores. “O crédito agrícola existe para disponibilizar recursos financeiros aos produtores rurais para custear a produção, realizar investimentos e comercializar o produto após a colheita. Afinal de contas, num mundo cada vez mais globalizado e competitivo, quem não investe nas melhores sementes, nos melhores insumos, nos melhores equipamentos, não resiste à concorrência. Por isso, o crédito agrícola é essencial para manter e desenvolver a agricultura. ”

Sobre esta questão, Carlos Fávaro revelou que o Ministério estará lançando diretrizes até o início de abril para um programa de parcelamento de dívidas, oferecendo aos produtores condições distintas de acordo com cada situação. Serão considerados aspectos como problemas climáticos e variações nos preços, especialmente para os setores da pecuária e agricultura, incluindo culturas como trigo, soja e milho. Espera-se que nos próximos dias seja divulgado um documento informativo detalhando como cada tipo de processo será conduzido, permitindo que os produtores se organizem.

Parceria
Por conhecer a importância do setor agropecuário para o desenvolvimento do Tocantins, o presidente da CAPADR reforçou a necessidade de parceria entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a Secretaria de Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

“Ao unirem esforços, essas instituições têm o potencial de impulsionar o desenvolvimento agrícola, fornecendo recursos, conhecimento técnico e apoio logístico para os produtores rurais. Além disso, a colaboração entre essas entidades facilita a implementação de programas de Assistência Técnica e Extensão Rural, promovendo a disseminação de boas práticas e tecnologias que contribuem para o aumento da produtividade e da qualidade dos produtos agrícolas no Tocantins”, defendeu Vicentinho Júnior.

Convite
Durante o encontro, o deputado Vicentinho Júnior estendeu convite ao ministro Carlos Fávaro para participar da 24ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (AGROTINS), agendada para ocorrer de 14 a 18 de maio de 2024. O ministro aceitou-o prontamente e confirmou sua presença no encerramento do evento que acontecerá no dia 18 de maio.

Participantes
Além do ministro Carlos Fávaro e do presidente da CAPADR Vicentinho Júnior, a reunião contou com a presença do Secretário da Seagro, Jaime Café; do presidente do Ruraltins, Washington Aires; do vice-presidente do órgão, Dione do Pastel; do Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Joaquim Urcino e da equipe técnica das pastas.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais