Debate sobre segurança pública e enfrentamento da violência contra a mulher tem participação de bombeira militar do Tocantins

A 2º tenente Eliane Resende de Oliveira, bombeira militar do Tocantins, participa em Brasília, do I Encontro Nacional de Segurança Pública e o Enfrentamento da Violência Contra a Mulher. A realização é do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com o Ministério das Mulheres.

Começou na terça-feira, 21, e termina hoje, quarta-feira, no Palácio da Justiça, com uma representante de cada estado da Federação, ligada ao Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Delegacias de Polícia e Perícias Criminais. Além de 17 representantes ligadas às Guardas Municipais, que também atuam no enfrentamento a violência doméstica contra a mulher no sistema SUSP.

Segundo a organização, o foco do debate é a abordagem das diversas perspectivas que perpassam o tema, visando o fortalecimento das políticas públicas, que são urgentes, ante aos indicadores de violência de gênero demonstrados por pesquisas.

Anúncio no meio do texto

A 2º tenente Eliane Resende é lotada na Secretaria Geral (SEGER), do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. E no evento no Distrito Federal, ela representa dezenas de bombeiras militares que atuam nos quadros do CBMTO.

Na programação, o Encontro conta com oficinas e painéis referentes ao combate à violência de gênero em âmbitos local e global, bem como a especialização dos agentes de segurança no atendimento às vítimas, os desafios para a integração neste atendimento e práticas de enfrentamento à violência.

O cronograma ainda prevê a composição de Câmaras Técnicas para a atualização das Diretrizes Nacionais do Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica; atualização da Norma Técnica das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (DEAM), da criação de Diretriz de Atendimento para os Corpos de Bombeiros Militares; e discussão  a respeito da implementação e padronização da Sala Pericial Lilás, espaços destinados às vítimas de violência física, psicológica e sexual.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais