Custodiados da Unidade Penal Regional de Palmas concluem curso de Construção Civil

Uma nova oportunidade de aprendizado, reinserção social e profissionalização foi bem aproveitada por 20 pessoas privadas de liberdade que cumprem pena na Unidade Penal Regional de Palmas (UPRP), que concluíram o curso profissionalizante de construção civil por meio da monitoria de um dos custodiados. A formatura da turma ocorreu nesta terça-feira, 16, na Unidade, e contou com a presença de autoridades e formandos.

A qualificação busca promover a reinserção social dos custodiados, além de elevar a perspectivavas de um futuro promissor, já que fornece habilidades e conhecimentos técnicos e desperta o potencial empreendedor para o mercado de trabalho. Com as aulas teóricas e práticas, o curso envolve o total de três turmas, sendo que a primeira a concluir e se formar, iniciou a construção de um galpão, onde serão realizadas outras qualificações.

Ao se dirigir aos custodiados, o secretário de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Deusiano Amorim, ressaltou que a Secretaria tem se empenhado em oferecer ao máximo, iniciativas que promovam maior acolhimento da sociedade aos egressos do Sistema Penal. “Esse momento aqui é importante para todos nós. Vamos buscar recursos para implementar cada vez mais, levando à sociedade esse trabalho realizado por vocês, credenciando-os para que sejam absorvidos através dessa mão de obra. Já temos quase 200 pessoas que saíram e com as nossas indicações, estão trabalhando. Com dedicação, e trabalho é possível, e, muito embora tenham cometido algum erro, vocês estão fazendo a remição da pena e voltarão às suas casas e à sociedade empregados e com qualificação”, frisou.

Anúncio no meio do texto

O superintendente de Administração do Sistema Penitenciário e Prisional, Rogério Gomes, avaliou positivamente a capacitação. “Além de proporcionar uma oportunidade de aprendizado prático e teórico, esta formatura é uma demonstração clara de que a reinserção social é não apenas desejável, mas alcançável. Investir na profissionalização dos custodiados não só beneficia os indivíduos diretamente envolvidos, mas também contribui positivamente para a redução da reincidência criminal”, reforçou o superintendente.

Curso

A capacitação foi realizada com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), por meio de monitoria realizada por um dos custodiados, a Monitoria PPL, favorecendo valores como a colaboração mútua, crescimento pessoal e profissional.

O gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, Dilson Noleto, agradeceu o empenho dos custodiados e os incentivou a continuarem a realizar capacitações. “A gente entende que não é fácil, mas fazemos de tudo para ofertar a profissionalização para vocês obterem novas oportunidades, além de ajudar na remição. Vendo esse curso acontecer a gente vê essa necessidade, e vocês saberem a arte da construção civil vai ajudar muito. Esse espaço que nós estamos será usado para comportar os novos maquinários que chegarão e trarão oportunidade de vocês se qualificarem. A atividade laborativa é muito importante para esse desenvolvimento pessoal e profissional”, afirmou.

Para o chefe da UPRP, Maxsuel Mesquita, a dedicação dos custodiados é um dos resultados da oportunidade de oferta das qualificações, já que o trabalho realizado também possibilita a remição da pena. “Um fato que ficou notório é que essas pessoas que hoje estão aqui na área de produção realmente se mostraram empenhados em querer se profissionalizar para poder, assim que tiverem a liberdade, dar continuidade às suas vidas. Então hoje, todas as pessoas que estão na área de produção realmente estão dispostas a mudar seus caminhos”, destacou.

Gratidão

O monitor responsável pelas aulas dos demais custodiados agradeceu a Seciju e toda a equipe responsável pela oferta das capacitações. “Temos sido incentivados e motivados a aproveitar essas oportunidades, poder mostrar lá fora uma nova versão, reinseridos socialmente e ocupando uma função de trabalhador. Queremos agradecer a todos por essa oportunidade que, além desse trabalho que é de suma importância para a sociedade, nos possibilita a experiência como cidadãos, sendo valorizados”, disse.

Um dos reeducandos que participou do curso, avaliou a iniciativa positiva e falou da satisfação pessoal em ter obtido novos conhecimentos. “Eu já tinha trabalhado como ajudante de pedreiro antes, mas ainda não tinha nenhum curso na área. Quando eu sair eu vou conseguir um emprego de verdade na construção civil, e aqui também, continuarei a prestar serviços”, comentou.

Presenças

A formatura ainda contou com a presença do gerente do Setor de Obras, Obede Batista; chefe de Segurança da UPRP, Lauran Lima; coordenador de Transportes da Polícia Penal, Agnaldo Dias, e o chefe do Departamento de Fiscalização e Serviços da Polícia Penal, Cleonício Ferreira, além de servidores, policiais penais e os formandos.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais