Projeto Mãos que Criam realiza curso de corte e costura em São Félix do Tocantins

O Governo do Tocantins iniciou nesta segunda-feira (4) a realização do curso de corte e costura do projeto Mãos que Criam, na cidade de São Félix do Tocantins, região do Jalapão. A ação é uma iniciativa da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps) e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com a Prefeitura Municipal, e seguirá até sexta-feira (8).

A capacitação é voltada à confecção de kits de enxoval para bebês, que serão doados a mães em situação de vulnerabilidade social no município. As aulas são ministradas pelas instrutoras Cristiane Nunes de Barros Silva, Sandra Lúcia Alves Borges e Ivonete da Silva Marcile, da Setas.

Ação descentralizada

Anúncio no meio do texto

“O projeto nasceu com o propósito de transformar vidas. Levar essa oportunidade ao Jalapão é reafirmar o nosso compromisso de garantir dignidade e autonomia para todas as tocantinenses, estejam onde estiverem”, afirmou a primeira-dama do Tocantins e titular da Seps, Karynne Sotero.

A primeira-dama de São Félix, Imelda Xavier, agradeceu a iniciativa. “É uma alegria muito grande receber esse curso no nosso município. Muitas mulheres daqui têm vontade de aprender uma profissão, e essa parceria mostra que estamos sendo lembrados. Qualificação como essa muda a realidade de muitas famílias”, declarou.

A aluna Hayllane Miranda, de 34 anos, destacou o impacto da capacitação. “É gratificante saber que vamos aprender uma nova profissão e ainda ajudar outras mulheres da nossa cidade. A gente costura com amor e com propósito.”

Curso em São Félix oferece materiais e ensina alunas a preparar os moldes dos enxovais que serão doados – Foto: Loise Maria/Governo do Tocantins

Projeto Mãos que Criam

O projeto Mãos que Criam possui um polo sede na região Norte de Palmas, que já capacitou cerca de 120 pessoas em áreas como panificação artesanal (em parceria com o Senai), cabeleireiro, design de sobrancelhas, tranças, penteados e maquiagem.

O modelo itinerante tem como objetivo ampliar o alcance do projeto em outros municípios tocantinenses, promovendo capacitações com foco na geração de renda e autonomia para os participantes.

Apoio ao empreendedorismo

Os alunos que concluem os cursos com aproveitamento têm acesso a linhas de crédito da Agência de Fomento do Tocantins. A parceria visa apoiar o empreendedorismo, oferecendo condições facilitadas para transformar a formação profissional em atividade econômica.

Informações: Camila Mitye / Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais