Criança de um ano é encontrada morta em casa no interior do Tocantins
Caso é tratado como morte suspeita pela Polícia Militar
Uma criança de um ano foi encontrada morta dentro de uma residência em São Félix do Tocantins, na madrugada desta segunda-feira (3). O caso é tratado como “morte a esclarecer” pela Polícia Militar do Tocantins (PMTO). O corpo foi levado pelo Instituto Médico Legal (IML), que fará exames para identificar a causa do óbito.
De acordo com a PM, o chamado foi feito por uma médica da cidade por volta das 5h, após a equipe de saúde constatar que a criança não apresentava sinais vitais e não tinha marcas aparentes de violência. A profissional considerou a morte suspeita e acionou a polícia.
O pai da criança relatou aos militares que a filha havia adormecido sobre o seu peito depois de ser amamentada pela mãe. Ele afirmou ter percebido que a menina estava sem movimentos por volta das 3h e pediu socorro aos familiares. Segundo a ocorrência, o genitor disse ter consumido bebida alcoólica antes do ocorrido, mas negou estar embriagado.
A avó da criança também foi ouvida e informou que os pais deixaram a bebê com ela na noite anterior enquanto saíram para um evento em uma distribuidora da cidade, retornando cerca de duas horas depois para buscar a filha.
Após o atendimento, o local foi isolado e a perícia acionada. A PM afirma que aguarda o laudo necroscópico para conclusão da investigação.
A íntegra da nota da Polícia Militar
A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) informa que policiais militares do 13º Batalhão (13º BPM) foram acionados para atender uma ocorrência de morte a esclarecer envolvendo uma criança, feminina, de um ano de idade no município de São Félix do Tocantins, nesta segunda-feira, 03 de novembro.
Por volta das 05h00 da madrugada, a guarnição recebeu um chamado da médica local, que informava sobre o óbito de uma criança em uma residência. A médica, após se deslocar ao local com a sua equipe, constatou que a criança não apresentava sinais vitais e, por não haver lesões ou hematomas aparentes, considerou a morte suspeita, acionando a PM.
O genitor da criança relatou aos policiais que a criança havia adormecido sobre o seu peito após ser amamentada pela mãe. Por volta das 03h00, ele percebeu que a criança estava estranha e sem movimentos, correndo para pedir socorro aos familiares que acionaram a equipe médica.
A avó da criança informou que, na noite anterior, os pais deixaram a neta com ela e saíram para um evento em uma distribuidora, retornando por volta das 23h00 para buscar a bebê. Questionado, o genitor confirmou ter consumido bebida alcoólica durante o evento, mas alegou não estar embriagado.
Diante das circunstâncias de morte suspeita, a guarnição da PMTO procedeu com o isolamento do local e acionou a Perícia Técnica e o Instituto Médico Legal (IML). O corpo da criança foi removido para a realização dos exames necessários à elucidação da causa da morte.
Palmas, 03 de Novembro de 2025.
PMTO – Comprometida com a segurança de todos!
Assessoria de Comunicação da Polícia Militar do Tocantins
						