A 7ª edição da Corrida da Justiça – Acessibilidade e Inclusão reuniu 1,3 mil participantes na manhã deste domingo (26), em Palmas. Com largada na Praça dos Girassóis, em frente ao Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), o evento marcou a abertura da 10ª Semana da Saúde do Poder Judiciário e as homenagens ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro.
A corrida teve percursos de 10 km, 5 km e caminhada de 3 km, com largada preferencial para pessoas com deficiência. O trajeto contou com pontos de apoio e hidratação, e os participantes incluíram magistrados, servidores e membros da comunidade.
Entre os destaques da edição, o atleta Felipe Mesquita Mota, de 26 anos, com baixa visão, estreou na categoria PCD. “Cruzar a linha de chegada foi gratificante. Uma experiência desafiadora e muito legal”, disse.
Outros competidores também celebraram a participação. A atleta Gisele Lopes Rodrigues, grávida de seis meses, completou o percurso de 5 km. “A experiência foi maravilhosa. Amo correr, é minha paixão. A gravidez não atrapalhou em nada, fui liberada pela médica”, relatou.

Na categoria 5 km, Cecília Rodrigues Alves conquistou o primeiro lugar em sua estreia em competições oficiais. “Minha primeira corrida oficial e fico muito feliz por ter conquistado o primeiro lugar. Agora é só comemorar!”, afirmou. Já Douglas Medeiros, segundo colocado no geral masculino, comemorou o resultado. “Trabalhamos mais de dois meses pra essa corrida. Agora é só comemorar o RP batido abaixo da meta, que foi 16:26”, contou.
A presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, participou do evento no percurso de 3 km e destacou a importância da iniciativa. “Estamos muito felizes com a participação de todos. É um incentivo para ver que o importante é começar. Trabalhamos muito, passamos por estresse, e cuidar da saúde é fundamental”, afirmou.
Segundo a médica Elaine Ferreira, chefe do Centro de Saúde do TJTO, o número de inscritos superou as expectativas. “Tivemos 1.300 inscrições e ainda mais pessoas querendo participar. Promover saúde é nossa meta, e ver o Tribunal, os órgãos parceiros e a comunidade juntos é inspirador”, explicou.
A Corrida da Justiça é promovida pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e conta com apoio da Defensoria Pública do Estado (DPE-TO), Ministério Público Estadual (MPTO), Ministério Público Federal (MPF), OAB Tocantins (OAB-TO), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), Justiça Federal, Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10ª) e Prefeitura de Palmas.
Informações: Neuracy Viana/TJTO
