Conheça os oito novos desembargadores do Tribunal de Justiça do Tocantins

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) elegeu oito novos desembargadores em sessão administrativa realizada na tarde desta quinta-feira (18/12). A escolha marca a expansão histórica do tribunal, que passa de 12 para 20 membros após a aprovação da Lei Complementar Estadual nº 153/2024.

Os novos desembargadores são:

  • Silvana Maria Parfiniuk
  • Márcio Barcelos Costa
  • Edilene Pereira de Amorim Alfaix Natário
  • Gil de Araújo Corrêa
  • Hélvia Túlia Sandes Pedreira
  • Gilson Coelho Valadares
  • Nelson Coelho Filho
  • Luiz Zilmar dos Santos Pires
Anúncio no meio do texto

As vagas foram preenchidas alternando os critérios de antiguidade e merecimento. Quatro magistrados foram eleitos por antiguidade (tempo de carreira na entrância final) e quatro por merecimento (avaliação de desempenho, produtividade e conduta). Dentre as vagas por merecimento, duas foram exclusivas para mulheres, como medida afirmativa para aumentar a representatividade feminina no segundo grau de jurisdição.

Das oito vagas, sete resultam diretamente da expansão do tribunal autorizada pela lei complementar. A oitava vaga é decorrente da aposentadoria do desembargador João Rigo Guimarães, ocorrida em julho de 2025.

Com a nova configuração, o Pleno do TJTO passará a contar com quatro vagas destinadas ao quinto constitucional – duas para membros do Ministério Público e duas para advogados indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A vaga destinada à advocacia será votada em sessão futura, após a definição dos candidatos pela OAB/TO.

Os processos de promoção foram relatados pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho. A lista completa dos candidatos habilitados havia sido publicada previamente no Diário Oficial do tribunal.

A eleição ocorreu por votação do Pleno do TJTO, seguindo os procedimentos estabelecidos nos editais de cada vaga.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais