Evento trará discussões sobre desenvolvimento sustentável com quatro temas importantes.
A Conferência Internacional “Políticas Públicas para o Desenvolvimento Social, Econômico e Sustentável”, o T20, acontece nesta quarta-feira, 16 de outubro, a partir das 8h da manhã, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO), em Palmas. O evento é uma realização em parceria entre a Corte e a Universidade Federal do Tocantins (UFT). A conferência faz parte da agenda do T20 e ocorre em um momento de extrema importância, em que o mundo enfrenta desafios globais, como as mudanças climáticas e suas consequências, como a desigualdade social e a instabilidade econômica.
Os temas: Políticas Públicas, Consumo Sustentável, Desenvolvimento Econômico e Justiça Climática; Investimentos em Infraestrutura Sustentável; Fome e Pobreza; e Juventude e Mudanças Climáticas, serão assuntos abordados na conferência, que contará com palestras de especialistas estrangeiros, com tradução simultânea, caso o participante necessite.
O evento também conta com o apoio da Universidade de Genebra e da Fundação Dom Cabral e faz parte das iniciativas do T20, o grupo de engajamento que reúne centros de pesquisa e especialistas de países do G20 para debater e propor soluções concretas para os grandes desafios globais. A Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias) também apoia o evento, assim como a Fieto.
A agenda do T20 está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A conferência também dá continuidade às discussões iniciadas em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 26 de setembro último, onde líderes e especialistas traçaram caminhos para fortalecer a construção de capacidades institucionais no alcance dos ODS. Com foco no desenvolvimento institucional, os debates realizados no Tocantins se concentram na criação de políticas públicas que podem ser aplicadas em âmbito local e nacional.
A conferência é voltada a representantes do Governo Federal; gestores e servidores públicos estaduais e municipais; especialistas em políticas públicas; acadêmicos e pesquisadores da área de gestão e políticas públicas; representantes da comunidade estudantil, assim como dos setores da Indústria e Comércio; organizações não-governamentais; associações que atuam em prol do desenvolvimento social, econômico e sustentável; e também associações representativas dos povos originários e tradicionais.
Os assuntos selecionados para abordagem durante a conferência abrangem o desenvolvimento de capacidades institucionais, inovação e sustentabilidade, e a promoção do engajamento com a sociedade.
A programação do evento inclui painéis com especialistas nacionais e internacionais, que analisarão experiências de diferentes contextos sobre a implementação de políticas públicas sustentáveis. Entre os principais objetivos, a conferência visa discutir e promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase no enfrentamento das mudanças climáticas e na busca pela sustentabilidade.