Concerto instrumental emociona público do Morada do Sol com repertório de Luiz Gonzaga

Em uma noite de celebração e reverência dedicada a um dos ícones mais amados da música brasileira: Luiz Gonzaga, o eterno Rei do Baião, o concerto “Choros de Luiz Gonzaga” foi realizado na Pracinha da Cultura no Morada do Sol, na quarta-feira, 17. A apresentação cultural trouxe à tona a magia da música brasileira em arranjos refinados e interpretações apaixonadas.

Sob a direção do músico Iogo Landinho, que também atuou como guitarrista, o concerto foi apresentado pelos músicos Bruno Barreto (saxofone-tenor), Wallas Alencar (flauta transversal) e Matheus Les (pandeiro). Para apresentar ao público da região Sul uma jornada através das melodias imortais de Gonzagão, o quarteto interpretou as canções 13 de Dezembro, Sabido, Catamilho na Festa, Xodó, Luar do Nordeste, Numa Serenata, Araponga e Sanfonando.

Desde os primeiros acordes, o público foi cativado pela energia contagiante que emanava do palco. A cada compasso, os músicos demonstravam virtuosismo e paixão, transmitindo a essência vibrante do choro. Nos sorrisos e aplausos da plateia, era evidente o amor e a devoção pelo legado musical deixado por Gonzagão. “Eu fiquei encantada com cada acorde, cada expressão musical, dando vida a essa obra tão rica que é a de Luiz Gonzaga”, afirmou Soraia Tomaz, que prestigiou o espetáculo na estreia.

Anúncio no meio do texto

Cada nota, cada melodia, era uma homenagem à riqueza cultural e à musicalidade singular que Luiz Gonzaga imprimiu em suas composições. “Quando se fala nesse artista célebre a grande maioria das pessoas lembra logo do Baião, mas esse projeto tem essa proposta de educação cultural e musical, ensinando ao público um pouco mais sobre a Música Popular Brasileira”, revelou o artista.

Segundo ele, a proposta é de fomentar a cultura popular brasileira instrumental por meio de recitais didáticos que visam além de levar entretenimento, apresentar a história de Luiz Gonzaga, o que é o Choro e as formações pioneiras que adotaram como formação os instrumentos: flauta, o violão e o cavaquinho.

Cronograma

A próxima apresentação está prevista para terça-feira, 23, às 16 horas, no auditório da Escola Almirante Tamandaré. Na sequência, na quinta-feira, 26, os artistas se apresentam no Colégio Padre Josimo, às 16 horas. Todas as apresentações têm entrada franca e contam ainda com medidas de acessibilidade, como audiodescrição na narração de cenário, apresentação e integrantes, na locução de abertura, intérprete de Libras e espaços das apresentações adequados para pessoas com deficiência física.

Projeto

Idealizado e proposto pelo músico Iogo Landinho, o projeto “Choros de Luiz Gonzaga” foi contemplado pelo edital 019/2023 – Artes Tocantins pela Lei Paulo Gustavo (LPG), via Ministério da Cultura (MinC) e Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

Ficha Técnica

Guitarra acústica, produtor musical e coordenação geral: Iogo Landinho

Assessoria de Comunicação: Cinthia Abreu

Arranjos e saxofone tenor: Bruno Barreto

Produtor executivo e flautista: Wallas Alencar:

Pandeiro: Matheus Les

Técnico de Som: Daniel Mangaba

Fotografia e Vídeos: Marcelo Les

Intérprete de Libras: Thallyta Teixeira

Cerimonialista e Designer Gráfico: Geyslany Ribeiro

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais