Combate à desinformação e às deepfakes será tema de capacitação do MPTO e TRE-TO

Com a finalidade de promover capacitação sobre o uso de inteligência artificial (IA) nas eleições, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) e o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) reuniram-se nesta quarta-feira, 13, para alinhar a forma como o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP) e a Escola Judiciária Eleitoral (EJE-TO) poderão atuar, de forma conjunta, na oferta de cursos destinados a promotores eleitorais, magistrados e servidores.

A reunião foi proposta pela diretora-geral do Cesaf-ESMP, procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, e contou com a participação do diretor-geral da Secretaria do TRE-TO, Jonas Demostene Ramos, e servidores do Cesaf-ESMP e da EJE-TO.

No encontro, foi ressaltada a importância da cooperação técnica entre o Cesaf-ESMP e EJE-TO para a realização de atividades de aperfeiçoamento dos integrantes para fiscalizar a utilização da inteligência artificial nas eleições.

“Nossa intenção é capacitar promotores eleitorais, juízes e servidores a combater a desinformação e as deepfakes (técnica que usa inteligência artificial para trocar o rosto de pessoas em vídeos) utilizadas contra o processo eleitoral, de forma a garantir aos eleitores a liberdade de voto”, enfatiza a diretora do Cesaf-ESMP.

Encaminhamento

Uma nova reunião será realizada entre o Cesaf-ESMP, EJE-TO e Grupo de Trabalho para o Apoio ao Exercício da Função Eleitoral (GT Eleitoral) para definir a programação das capacitações.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais