Com mais de 4 mil mortos no Tocantins, covid-19 deixa de ser emergência de saúde pública internacional

A Organização Mundial da Saúde informou nesta sexta-feira, 5, que a covid-19 não é mais classificada como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). O anúncio vem após três anos de enfrentamento da pandemia que deixou milhões de pessoas mortas no mundo. No Tocantins, foram 4.239 óbitos desde 2020.

O anúncio da OMS foi embasado pela queda no número de novos casos e pelo avanço da vacinação na população. Segundo dados do Portal Integra, o Tocantins tem hoje 10 pessoas hospitalizadas por causa da doença.

Especialistas da área da saúde pública lembram que o fim da emergência de saúde pública não elimina a pandemia, já que são conceitos diferentes. O governo federal diante do anúncio informou que vai continuar incentivando a vacinação em toda a população.

Anúncio no meio do texto

No Tocantins, as unidades de saúde estão aptas a vacinar com a dose bivalente contra a covid-19. O imunizante está disponível para toda a população com mais de 18 anos.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais