Com emenda de Vicentinho Júnior, casa do estudante de Porto Nacional reabre em abril
Os alunos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Porto Nacional que dependem de moradia para alcançar o ensino superior já têm o que comemorar, pois a reforma da Casa do Estudante do campus está prevista para ser concluída em abril. Com uma emenda, no valor de R$250 mil, do deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas) essa espera chega ao fim. Nesta segunda-feira, 20, o parlamentar fez uma visita ao campus da instituição, a Casa do Estudante que está em reforma e também à unidade que recentemente foi doada pelo Estado e município à UFT.
Vicentinho Júnior pontuou que a Casa do Estudante é um importante ponto de apoio aos universitários que vêm do interior em busca da graduação.
” É mais do que uma casa do estudante, é uma casa acolhimento e muito ajuda os estudantes que vem do interior, muitas vezes com fragilidade social e encontram este alento. Muito bom saber que o nosso mandato está verdadeiramente servindo a quem precisa, a pessoas que só querem uma oportunidade de buscar melhores condições de vida”.
Com capacidade para abrigar até 80 universitários, escolhidos através do Programa de Indicadores Sociais da UFT, a Casa do Estudante, que fica dentro do campus da universidade, encontra-se interditada desde o ano passado, após um incêndio no local. Mobiliados e climatizados, serão contemplados com a reforma todos os 40 quartos, a cozinha comum e os banheiros coletivos. Será feita reforma no telhado, pintura geral e adaptações para a cozinha, com instalação de pias, casa de gás e troca de piso.
Já a casa externa que pertencia ao Governo do Tocantins precisa passar por mudanças. De acordo com a diretora do campus, Etiene Fabbrin, “após a reforma desta segunda casa, a ideia é estabelecer um projeto de utilização, sendo possível a proposta de uma casa indígena ou quilombola, ou ainda casa da pós-graduação”. O imóvel fica no setor Jardim dos Ipês, a cerca de 800 m do Campus.
Equipamentos
Além da reforma da Casa do Estudante, R$100 mil da emenda do deputado federal Vicentinho Júnior foram investidos na compra de 13 notebooks, 22 nobreaks e computadores de mesa que serão utilizados por professores e técnicos administrativos.