CensoTrans: Palmas divulga primeiros dados em encontro nesta quarta-feira (28)

A Prefeitura de Palmas realiza nesta quarta-feira (28), a partir das 19 horas, a apresentação dos dados preliminares do CensoTrans Palmas. A atividade ocorre no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e é aberta ao público, integrando a programação alusiva ao Dia Nacional da Visibilidade Trans.

A apresentação é promovida por meio da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh) e será realizada em formato de roda de conversa, com o objetivo de expor os dados já coletados, analisá-los de forma inicial e ouvir contribuições da própria comunidade trans para o aprimoramento do levantamento. A mediação ficará a cargo de Jessika Villalon e Princess Wanda Mamba Negra. Após o debate, a programação inclui uma vivência da cultura Ballroom, com atividades de Runway e Vogue Femme.

De acordo com a Seirdh, a divulgação pública dos dados ocorre de forma prioritária para a comunidade trans como etapa de escuta, transparência e validação social do levantamento. Somente após esse diálogo os resultados preliminares serão encaminhados a órgãos como ministérios, Defensoria Pública, Câmara Municipal e secretarias municipais, para subsidiar a elaboração de políticas públicas.

Anúncio no meio do texto

O CensoTrans Palmas é um levantamento voluntário e gratuito, realizado sem custos ao orçamento municipal. A iniciativa é resultado de parceria entre o Executivo Municipal, a Câmara de Vereadores de Palmas — por meio do Coletivo Somos —, o Coletivo Toca Ballroom e a Associação de Travestis e Transexuais do Tocantins (Atrato).

Segundo os organizadores, o objetivo do censo é produzir um diagnóstico inicial que dê visibilidade às demandas da população trans residente na Capital. Os dados preliminares permitem iniciar um processo de estruturação de ações voltadas a esse público, além de orientar ajustes no formulário e nas próximas etapas do levantamento.

Informações: Kaio Costa/Secom Palmas

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais