Celebração das Romarias do Senhor do Bonfim em Natividade e Tabocão

Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), teve início na terça-feira, 6, estendendo-se até o dia 17 de agosto, na cidade de Natividade, a 273 km de Palmas, a Romaria do Senhor Bonfim. Todos os anos o evento de maior representatividade religiosa tocantinense reúne fé e tradição secular no Estado.

Durante o evento em Natividade, os romeiros saem a pé do município de Natividade até ao povoado do Bonfim. Um percurso de 23km onde os fiéis fazem suas orações, agradecendo e fazendo seus pedidos. A programação conta com missas, novenas, caminhadas, procissões, terços, dentre outros.

Crescimento

Anúncio no meio do texto

As romarias vem a cada ano fortalecendo a cadeia do turismo religioso e cultural, atraindo milhares de visitantes movidos pela fé e gratidão pelas graças alcançadas.
De acordo com o Reitor do Santuário do Senhor do Bonfim, Padre Leomar Sousa da Silva, em 2023 a Policia Militar estimou um público entre 90 e 100 mil pessoas entre os dias 10 e 17 de agosto de 2023.
“Este ano, além da procura pelos espaços começarem mais cedo, fomos surpreendidos com um volume maior de solicitações”, observou o reitor do santuário.

Com um olhar atento às movimentações turísticas religiosas, o gestor da Secretaria de Turismo do Tocantins, Hercy Filho, destaca que os principais  festejos religiosos, principalmente, os que ocorrem no mês de agosto, vem a cada ano ganhando grandes proporções, afirmando a identidade histórica e cultural do Estado em todo o país.
“Nesse sentido, o governador Wanderlei Barbosa, tem reconhecido a importância desses eventos, incentivando e apoiando a realização dessas tradições, a fim de fortalecer não só a fé, mas também manter vivas essas celebrações”, afirmou o secretário da Setur.


 
Natividade
 
A tradição da Romaria do Bonfim teve início no ano de 1750, a partir de uma imagem de Cristo Crucificado, encontrada por um vaqueiro em um tronco, na zona rural de Natividade, na região do povoado Bonfim. O sertanejo então levou a imagem para sua casa e no dia seguinte, ela teria desaparecido misteriosamente, ressurgindo no mesmo lugar em que fora encontrada no dia anterior.

O retorno misterioso de Jesus Cristo crucificado representou para muitos uma espécie de milagre. A partir disso, a comunidade passou a considerar a imagem sagrada e ergueu um santuário no mesmo local onde foi encontrada, construindo a primeira capela no povoado ainda em 1750. A fé reforçada pela figura recém-chegada no município de Natividade, atraiu devotos de todas as regiões do Tocantins, construindo nas redondezas do local um pequeno povoado, que carrega até hoje o nome de seu fundador: “Bonfim”.

Tabocão

No município de Tabocão, na margem da Rodovia BR-153, a Belém-Brasília, a 158 km da capital, além do festejo da 45ª Romaria do Senhor do Bonfim, que iniciou nesta quinta-feira, 8, e prossegue até o dia 15 de agosto, também ocorrem a 14ª ExpoTabocão,  missas, procissão, cavalgadas, e uma vasta programação cultural, dentre outros.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais