Carro bate em poste no centro de Palmas e deixa mais de 3 mil imóveis sem energia; um poste foi derrubado por dia no ano de 2024
Na madrugada desta segunda-feira, 20, um acidente envolvendo um veículo danificou um poste na Avenida LO-9, no centro de Palmas, próximo à pista do antigo aeroporto, na quadra 405 Sul. A colisão afetou o fornecimento de energia para aproximadamente 3,2 mil imóveis na região. Segundo a concessionária de energia, a Energisa, 95% dos clientes já tiveram o serviço restabelecido ainda na madrugada.
A concessionária informou ainda que o Centro de Operação Integrado (COI) atuou rapidamente com manobras à distância para isolar a área, enquanto as equipes de campo da empresa trabalhavam na substituição do poste. A previsão é de que os serviços de reparo fossem concluídos até o final da manhã desta segunda-feira.
Em situações de acidentes envolvendo postes da rede elétrica, a Energisa orienta que a população mantenha a calma e acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193 e a Energisa pelo 0800 721 3330. Caso o veículo esteja em condições seguras, os ocupantes devem permanecer dentro do automóvel até o resgate, evitando qualquer contato com cabos de energia.
Um poste foi atingido por dia em 2024
O acidente desta segunda-feira é apenas mais um episódio de uma preocupante sequência de colisões envolvendo postes em Palmas e outras cidades do Tocantins. Em 2024, segundo dados da Energisa Tocantins, a média de postes derrubados no estado foi de um por dia, com Palmas liderando o ranking de ocorrências. No ano passado, cerca de 100 postes foram atingidos na capital, interrompendo o fornecimento de energia para mais de 70 mil clientes.
Em todo o Tocantins, mais de 230 mil pessoas já tiveram o fornecimento de energia interrompido devido a acidentes com veículos abalroando postes. Entre janeiro e novembro de 2024, 339 postes foram danificados em acidentes, com destaque para as cidades de Palmas, Araguaína, Porto Nacional e Gurupi.
Os fatores mais comuns para esses acidentes incluem o consumo de bebidas alcoólicas, falta de atenção ao volante e o uso de celular durante a direção. Essas infrações não só resultam em danos materiais, como também colocam vidas em risco, podendo ocasionar tragédias.
O ranking de cidades com maior número de abalroamentos de postes em 2024 é o seguinte:
- Palmas: 97 ocorrências
- Araguaína: 45 ocorrências
- Porto Nacional: 19 ocorrências
- Gurupi: 19 ocorrências
- Peixe: 9 ocorrências
- Campos Lindos: 8 ocorrências
- Pedro Afonso: 7 ocorrências
- Paraíso: 5 ocorrências
- Colinas: 5 ocorrências