Carlos Amastha é nomeado para comandar nova Secretaria Municipal do Matopiba

A Prefeitura de Palmas instituiu na última quarta-feira (17) a Secretaria Municipal Extraordinária do Matopiba, com o objetivo de posicionar a capital como centro estratégico de articulação política, econômica e logística da região agrícola que abrange partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A criação da pasta foi formalizada por decreto do prefeito Eduardo Siqueira Campos, publicado no Diário Oficial do Município.

A nova secretaria terá caráter estratégico e transversal, estando vinculada diretamente ao gabinete do prefeito. Sua missão principal será promover a “centralidade de Palmas” no contexto do Matopiba, uma das principais fronteiras agrícolas do país. O decreto fundamenta a medida na posição geográfica da capital e na necessidade de atrair investimentos, fomentar a industrialização da produção primária e fortalecer a interlocução com o governo federal e o setor produtivo.

A estrutura prevê que a secretaria tenha sede em Brasília, junto à Secretaria Municipal Extraordinária de Representação na capital federal, para potencializar a articulação institucional. Entre suas atribuições estão coordenar ações para consolidar Palmas como um hub de serviços, tecnologia e inteligência de mercado ligados ao agronegócio, e estimular a criação de um possível órgão federal de desenvolvimento regional do Matopiba.

Anúncio no meio do texto

No mesmo ato, o prefeito nomeou o ex-prefeito de Palmas e atual vereador Carlos Amastha (PSB) para o cargo de Secretário Municipal Extraordinário do Matopiba.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais