Cantos e Recantos leva arte e cultura para Arraias e depois desembarca em Dianópolis

O ciclo do ouro, dos antigos garimpos, dos quilombos e do período colonial. Ruas de ladeiras íngremes, que acompanham a silhueta dos morros e serras, que preservam ruínas e muralhas que ajudam a contar a história dos conflitos  entre grupos de escravos e seus senhores, a medida em que faz parte do imaginário coletivo do município pelas suas lendas e contos que falam sobre os tesouros ainda escondidos da época. Este foi o cenário da primeira apresentação do projeto Cantos e Recantos, da Orquestra Viva Música, realizado no sábado último, 11.

A apresentação musical foi realizada na porta da Igreja Nossa Senhora dos Remédios com repertório que circulou do clássico ao popular, por meio da interpretação com 15 instrumentistas. A iniciativa é da Associação Viva Música com patrocínio da empresa Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

A secretária de cultura de Arraias, Alessandra Cordeiro, afirmou que o evento foi um marco cultural na cidade. “Foi uma honra receber a Orquestra Viva Música que marcou os nossos moradores com uma noite que uniu emoção e muito profissionalismo. Ficamos encantados com essa oportunidade”, declarou.

Anúncio no meio do texto

O professor Silvino Tomáz assistiu pela primeira vez uma apresentação de Orquestra e afirmou que o momento ficará marcado na história.

“Eu trouxe toda a minha família para prestigiar e nunca imaginei que seria tão lindo assim. Cantamos juntos as músicas conhecidas e sentimos a emoção de uma noite que ficará sempre em nossa memória”, declarou.

O objetivo foi de unir arte, cultura e turismo. A próxima apresentação será em Dianópolis no sábado, 18, a partir das 20 horas, em frente à Igreja do Divino Espírito Santo. A entrada é franca. Posteriormente, a caravana segue para Palmas, Natividade, Porto Nacional e Mateiros. Todas as apresentações contam com audiodescrição, espaços com acessibilidade e interpretação em Libras.

Projeto 

As apresentações ocorrem em pontos turísticos de cada município contemplado, como praças, igrejas e teatros históricos. Além dos concertos musicais, todas as cidades recebem workshops educativos sobre a música tocantinense e a produção de materiais audiovisuais para divulgação do evento e do patrimônio do Estado.

Concerto

A apresentação musical conta com interpretação dos músicos da Orquestra Viva Música, sendo 15 instrumentistas, como contrabaixo, piano, violão, bateria, metais e madeiras. O repertório é composto por clássicos da música nacional, inspirados na cultura local, sempre em formato instrumental.

O presidente da Associação Viva Música, o maestro Bruno Barreto, explica que o projeto visa promover a interseção entre a música e os pontos turísticos do Estado do Tocantins.” Por meio de uma série de concertos musicais, realizados pela Orquestra Viva Música, em locais históricos e paisagísticos, buscamos estimular o turismo cultural e destacar a riqueza cultural e natural da região”, adianta.

Concerto em Dianópolis

Sábado, 18

Horário – A partir das 20 horas

Local – Igreja Nossa Senhora dos Remédios

Entrada Franca

Cronograma

Palmas – 25/05

Natividade – 29/05

Porto Nacional – 08/06

Mateiros – A definir

Orquestra Viva Música

Maestro e saxofone tenor – Bruno Barreto

Saxofone alto – Lucas Fernandes

Saxofone alto e clarineta – Gutenberg Nicácio

Saxofone tenor e flauta transversal – Wallas Alves

Saxofone barítono – Gilberto Gonzaga

Trombone – Emmanoel Cruz

Trombone – Kayo Bruno

Trombone – Gabriel Cândido

Trompete – Sidney Victor

Trompete – Wedison Monteiro

Trompete e trompa – Wilton Monteiro

Contrabaixo elétrico – Felipe Araújo

Guitarra e violão – Iogo Landinho

Bateria/percussão – Matheus Les

Piano – Anderson Cleyton

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais