Campanha Natal Solidário do Governo arrecada mais de 10 toneladas de alimentos

Promovida pela primeira-dama Karynne Sotero, campanha foi encerrada com resultados marcantes em arrecadação e inclusão.

Com um espírito de solidariedade e transformação social, a campanha Natal Solidário, realizada pelo Governo do Tocantins por meio da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), foi encerrada neste sábado, 28. A iniciativa, liderada pela primeira-dama Karynne Sotero, mobilizou a sociedade tocantinense em três eixos principais: arrecadação de mais de 10 toneladas de alimentos, inclusão de cerca de 200 estudantes das Apaes de diversos municípios na programação do Natal de Luz e cuidado com os idosos, promovendo um Natal mais humano e acolhedor.

“Terminamos essa campanha com o coração cheio de gratidão e esperança. Ver tantas pessoas e instituições se unindo para fazer a diferença mostra o quanto somos fortes juntos. Esse carinho e solidariedade transformam vidas e levam conforto para quem mais precisa. Eu e o governador Wanderlei Barbosa somos imensamente gratos a todos que fizeram parte dessa jornada”, destacou a primeira-dama Karynne Sotero.

Anúncio no meio do texto

Arrecadação de alimentos 

Por meio da campanha, pontos de coleta instalados no Palácio Araguaia e nas secretarias estaduais resultaram na arrecadação de mais de 10 toneladas de alimentos que beneficiam famílias em situação de vulnerabilidade, através do projeto Tocantins Alimenta Quem Precisa.

A adesão dos servidores foi destacada pelo secretário da Administração, Paulo César Benfica Filho. “O sentimento é de gratidão, pois nossa participação reflete o trabalho coletivo de todos os servidores da Secad, que se uniram à campanha Natal Solidário, reafirmando nosso compromisso com a solidariedade e o bem-estar da nossa comunidade. Essa iniciativa é uma oportunidade preciosa de fazer a diferença na vida de quem mais precisa. Queremos agradecer a todos os envolvidos nesta campanha por demonstrarem que juntos podemos construir um futuro mais humano e solidário. Que o Natal Solidário inspire outros gestos de amor ao próximo e que possamos seguir cultivando esses valores ao longo de todo o ano”, ressaltou o secretário.

Cerca de 5 toneladas dos alimentos foram arrecadados pela Secretaria da Educação (Seduc), envolvendo toda a comunidade escolar. “O Natal Solidário vem coroar algumas de nossas ações que envolvem público externo e deu muito certo! Demonstra a amplitude da educação para além das salas de aula, promovendo a cultura e também o compromisso com a comunidade. Foram mais de cinco toneladas de alimentos! Reforço o agradecimento aos servidores da Seduc e a quem buscou arte e encontrou solidariedade, ao assistir os cinco dias das apresentações do Balé Popular do Tocantins. Parabéns à primeira-dama Karynne Sotero pela iniciativa e sensibilidade com os tocantinenses”, disse o secretário da Educação, Fábio Vaz.

Além das duas pastas, também aderiram à campanha as secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), de Governo (Segov) e do Turismo (Setur), além da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Detran Tocantins, Secretaria de Representação em Brasília e Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

Entre as diversas entregas realizadas, a Comunidade Terapêutica Rhema, que atende famílias, dependentes químicos e idosos em Palmas, foi uma das beneficiadas. O fundador e presidente da instituição, Domingos Ferreira de Souza, agradeceu o apoio. “Isso nos motiva a continuar a ajudar e cuidar das pessoas que mais precisam”, afirmou.

Os alimentos arrecadados também chegaram às famílias dos pacientes em tratamento no Hospital de Amor, em Palmas, por meio da Associação Casa de Apoio Santa Helena. Segundo Cláudio Miranda, representante da Associação, as 25 cestas básicas encaminhadas pela campanha ajudarão famílias em situação de vulnerabilidade que enfrentam um tratamento de câncer.

No total, mais de cinco toneladas de alimentos arrecadados foram encaminhadas antes das festas de Natal para dez instituições, associações e projetos sociais, além de comunidades indígenas e quilombolas, através de parceria com a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot). A partir de janeiro, as doações seguem sendo encaminhadas a quem precisa por meio do projeto Tocantins Alimenta quem Precisa.

Inclusão social

A campanha também incluiu crianças em situação de vulnerabilidade e alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de diferentes municípios na programação do Natal de Luz, realizado na Praça dos Girassóis, em Palmas, oferecendo momentos de alegria, acolhimento e valorização únicos para os participantes.

Durante os dez dias de programação, a primeira-dama Karynne Sotero promoveu a participação de cerca de 200 alunos das Apaes de Palmas, Paraíso, Porto Nacional e Dianópolis, além de 50 crianças do Projeto São João, zona rural de Porto Nacional. A participação incluiu apresentação no palco de atrações culturais e passeio pela Vila do Papai Noel.

Valorizando a pessoa idosa

A campanha também garantiu um Natal especial para idosos dos lares de longa permanência Casa do Idoso Sagrado Coração de Jesus, de Araguaína, e Conferência São Vicente de Paula, em Arraias. Mais de 50 padrinhos e madrinhas foram mobilizados para presentear os residentes nas duas casas, assegurando que cada um recebesse uma lembrança e momentos de atenção e afeto. As duas instituições também receberam doações de alimentos e fraldas geriátricas arrecadados na campanha Natal Solidário.

Para a coordenadora da Casa do Idoso Sagrado Coração de Jesus, Marta Pereira, a primeira-dama tem tido um olhar especial para as instituições de longa permanência. “A gente precisa desse olhar, é uma casa de caridade que vive de doações”, disse, completando ainda que esta campanha no período do Natal tem ainda mais importância. “Muitos deles ficam perguntando se a família vem buscar, outros nem família tem. Então essa atenção é algo muito valioso para eles”, destacou.

Quando tomou conhecimento da campanha, a pedagoga Dina Noda, que mora em Palmas, fez questão de atender o pedido de uma das idosas assistidas. “Eu sempre gosto de apoiar campanhas sociais, principalmente nesta época do ano. Acredito que se cada um de nós fizer um pouquinho, poderemos levar alegria para tantas pessoas que precisam. Foi um gesto lindo da primeira-dama que fiquei muito feliz de participar”, declarou.

Plantando sementes para um futuro solidário

Ao encerrar a campanha Natal Solidário, a primeira-dama Karynne Sotero reforçou a esperança de que as sementes de solidariedade plantadas neste ano floresçam ainda mais em 2025. “Este foi um ano desafiador, mas também repleto de realizações e exemplos de empatia. Mais uma vez o povo tocantinense mostra o quanto é solidário, pois não fizemos nada sozinhos”, concluiu.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais