Câmara de Palmas celebra história e tradição de Taquaruçu pelo 15º ano
A Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizou nesta quinta-feira (1º) a sua sessão ordinária diretamente do distrito de Taquaruçu, conforme previsto pela Constituição Estadual e Lei Orgânica de Palmas. Este é o 15º ano em que a sede do Poder Legislativo Municipal é transferida para o distrito. A sessão, que após a leitura da Ordem do Dia passou a ser solene, celebrou a história e a tradição de Taquaruçu, e contou com homenagens aos pioneiros e também aos empreendedores que atuam na área do turismo no local. O momento solene também teve apresentações culturais e no início do evento foi exibido um vídeo em homenagem à Taquaruçu.
Em seu discurso, o presidente da Casa de Leis, vereador Folha (PSDB), destacou que 1° de junho é um dia histórico para Palmas.
“Depois de 20 anos temos a satisfação de ver sentados na mesma mesa o governador em exercício do Estado, a prefeita da Capital e um senador da República. Isso mostra coerência e harmonia dos poderes, todos caminhando juntos para construir uma cidade melhor. Há quinze anos estabelecemos essa tradição de homenagear Taquaruçu, que cedeu seu território para que fosse criada a nossa linda capital’, destacou Folha.
O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira (PDT), lembrou do processo de criação de Palmas. “Esse momento em que Palmas presta essa homenagem a Taquaruçu me faz lembrar o início da história de nossa capital. Lembro bem do entendimento entre o ex-prefeito Fenelon Barbosa e o eterno governador Siqueira Campos. Esses dois estadistas são responsáveis pelo surgimento de nossa capital”, lembrou Laurez.
Já a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), destacou a harmonia entre os poderes e anunciou a regularização fundiária de áreas da capital. “Fico feliz de poder juntamente com os demais chefes dos poderes da nossa Capital e do Estado, unir forças em prol da população que mais precisa de políticas públicas. E tenho a honra de anunciar a entrega de títulos de regularização fundiária para moradores de Taquaruçu. Essas pessoas aguardavam há quase 30 anos pelos títulos de suas propriedades e resolver essa situação foi um compromisso de nossa gestão. Fico grata por poder realizar”, ressaltou a prefeita.
Na oportunidade, o senador Eduardo Gomes (PL) garantiu recursos para a área cultural. “Faço o compromisso de alocar ainda esse ano R$ 5 milhões para o custeio da cultura, pois sei da importância desse segmento para a sociedade. Estamos construindo aqui em Taquaruçu o centro cultural e gastronômico, obras importantes para a comunidade, que são frutos de emendas nossas. A busca por recursos é burocrática, mas a vontade de realizar é muito maior”, enfatizou Gomes.
Também discursaram os vereadores Major Negreiros(PSDB), Marilon Barbosa (União), Jucelino Rodrigues(PSDB), Eudes Assis (PSDB), o deputado estadual Eduardo Manton (PSDB), o deputado estadual Júnior Geo (PSC) e a deputada estadual Vanda Monteiro (União).
Homenageados
Foram homenageados os pioneiros e os empreendedores de Taquaruçu: André Adriano, Márcia Francisca, Elizeu Augusto, Lucia Ramaldes, Jorge Costa, Carlos Neto Barros da Silva, Neusival da Silva Mendes, Evilson Machado da Fonseca, Maria de Jesus Pereira Da Costa e Maria Doralice Linhares Resende.
Cultura
A sessão contou ainda com apresentações culturais. O grupo Projeto Veredas, com sua viola de buriti, pandeiro de folia e muitas vozes, entoou canções que valorizam a cultura regional. A cantora e compositora Edi Ribeiro também emprestou a sua voz para animar o público, com músicas regionais e de composição própria. Espetáculo à parte foi a apresentação circense do circo Os Kaco, com uma performance da artista Vitória, que arrancou muitos aplausos do público presente.