Calor excessivo e baixa umidade do ar alteram rotina nas escolas municipais

As altas temperaturas, o calor e a baixa umidade relativa do ar na Capital, nesses últimos dias, influenciam diretamente no clima e no conforto das pessoas, e estão fazendo com que as unidades educacionais da rede municipal de ensino mudem sua rotina. As escolas estão adotando mudanças principalmente nas aulas de educação física e de recreação das crianças da educação infantil. 

Cuidados básicos como, evitar a exposição ao sol, principalmente entre 10 e 16 horas, atividades físicas intensas entre 11 e 15 horas, além de incluir o uso de garrafinhas de água na sala de aula, adaptação do cardápio, incluindo mais frutas e sucos, são algumas das medidas adotadas.
 
Nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), a atenção com relação a todos esses cuidados é ainda maior por se tratar de crianças pequenas de até seis anos de vida. Nessas unidades, outras medidas, como o banho de chuveirão, foram adotadas para garantir o bem-estar dos pequenos.

No Cmei Carrossel, localizado na quadra Arso 42 (405 Sul), a hora da recreação é um dos momentos mais esperados pelas crianças que adoram brincar ao ar livre, tomar banho de chuveirão e escutar as histórias contadas pelas professoras às sombras das árvores.

Anúncio no meio do texto

Segundo a diretora do Cmei, Fátima Florência, visando amenizar os efeitos danosos à saúde das crianças devido ao tempo quente e seco, a unidade educacional tomou algumas medidas preventivas como, incentivar o consumo de mais água durante as aulas, aumentar o consumo de sucos e de frutas.  

“Cuidar da saúde das nossas crianças nesse tempo quente e de baixa umidade envolve, principalmente, cuidar da hidratação, por isso, neste período de muito calor, aumentamos as atividades refrescantes como o banho de chuveirão e de mangueira, as brincadeiras com o uso de água em bacias e outros recipientes, os piqueniques de frutas, dentre outros. Assim, garantimos que tenham diversão com saúde”, destacou.

Já nas escolas que atendem o ensino fundamental e que têm em sua grade curricular aulas de educação física, a orientação é para as atividades serem substituídas por exercícios com pouco esforço, feitos em áreas cobertas, com ventilação, ou sombreadas por árvores.

Outra medida incentivada junto aos estudantes e que contribui para garantir o bem-estar durante as aulas, é a recomendação para que tragam de casa, garrafinhas com água. O clima também interfere no cardápio escolar, e nessa época de muito calor, as escolas passam a oferecer alimentos que sejam de fácil digestão, dando prioridade para frutas e sucos.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais