Bombeiros controlam incêndio de grandes proporções no distrito de Buritirana
O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) foi acionado na tarde desta quarta-feira, 28, para combater um incêndio de grandes proporções na região de Buritirana, distrito de Palmas. A situação exigiu uma resposta rápida e duas equipes da corporação foram imediatamente encaminhadas para atender à ocorrência e evitar danos maiores, juntamente com duas equipes da Defesa Civil Municipal da Capital. Conforme o Corpo de Bombeiros, um dos principais focos de incêndio, situado próximo ao distrito, já se encontra controlado.
“Nessa época do ano em nosso estado, lidamos com ocorrência de incêndios em maior número, por isso, realizamos diversas campanhas educativas e de conscientização a fim de reduzir as ocorrências. Hoje, tivemos em Buritirana essa operação complexa de combate ao fogo, devido à extensão da área atingida e às condições desfavoráveis. No entanto, nossa equipe esteve no local de imediato realizando todo o trabalho necessário para controlar as chamas e evitar danos maiores”, destacou o comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas.
O foco mais próximo a Buritirana foi controlado e as equipes seguem realizando o trabalho de combate a focos de incêndio perto de um assentamento localizado no distrito de Palmas. O Corpo de Bombeiros informou, ainda, que ao chegar ao local, dois moradores da região tentaram realizar o combate ao incêndio sem os devidos equipamentos e treinamentos necessários e acabaram se ferindo, mas foram prontamente encaminhados ao Hospital Geral de Palmas (HGP), e já estão recebendo todos os cuidados das equipes multiprofissionais da unidade.
O CBMTO reforça a importância da colaboração da comunidade apenas na prevenção de incêndios, especialmente durante o período seco, quando as ocorrências de queimadas aumentam significativamente. A população é orientada a evitar qualquer prática que possa causar novos focos de fogo e que a população não deve realizar nenhuma tentativa de combate a focos de incêndio sem o devido treinamento e equipamento necessário. A prioridade é manter o controle da situação e garantir a segurança de todos.
Contratação de brigadistas
Em junho deste ano, o Governo do Tocantins por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), repassou um aporte de R$ 1.081.000,00 (um milhão e oitenta e um mil), destinado à contratação de 80 brigadistas que hoje atende todo o Estado, juntamente com o CBMTO, na demanda de combate aos incêndios florestais. Ano passado, o repasse de R$ 1.510.000,00 (um milhão e quinhentos e dez mil reais) foi realizado para a contratação e aparelhamento de brigadistas civis temporários que atuaram no combate a incêndios florestais no Tocantins, através do Termo de Execução Descentralizada (TED).
Nota do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins
O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins esclarece que o envio de equipes para o combate às chamas na área rural no Distrito de Buritirana, na tarde desta quarta-feira, 28, ocorreu tão logo foi possível, por volta das 15h25, pois até então, as equipes em Palmas estavam em combate em várias frentes, tanto no perímetro urbano quanto na Serra de Lajeado.
Para Buritirana, duas equipes com viaturas específicas para combate a incêndios florestais foram enviadas, onde contaram com apoio de duas equipes da Defesa Civil Municipal de Palmas, somando-se, então, quatro equipes.
Vale destacar que os fortes ventos que assolam a região ajudam a espalhar as chamas, dificultando a ação dos bombeiros militares e brigadistas no combate. Contudo, a situação está sob controle, e as pessoas que tiveram ferimentos por conta do fogo já estão em atendimento no Hospital Geral de Palmas.
O CBMTO ressalta que a população deve se manter calma e não se arriscar fazendo combate a incêndios sem o devido treinamento e equipamento. Neste momento, a prioridade é o controle da situação e a garantia da segurança de todos.
Nota da Secretaria de Estado da Saúde (Ses)
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que foram acolhidos, na tarde da quarta-feira, 28 de agosto, no pronto-socorro do Hospital Geral de Palmas (HGP), os pacientes Edmar Barreira Bezerra e Elialdo Rodrigues, vítimas de queimaduras, os quais seguem sob os cuidados das equipes multiprofissionais da unidade.
A SES-TO esclarece que com base no artigo 1° da resolução n° 1.638/2002, do Conselho Federal de Medicina (CFM), não é autorizada a repassar informações contidas nos prontuários de pacientes, sem a autorização do mesmo, ou familiar responsável.