Bolé do Mimoso, um Mergulho na Alma Cultural do Tocantins

Há 500 km de Palmas uma equipe de diretores, roteiristas e produtores iniciam as gravações do documentário “Bolé do Mimoso”. A obra audiovisual terá 25 minutos de duração e conta com produção executiva de Nival Correia e direção do documentarista João Neiva. O documentário é uma busca pelo registro de uma dança quase perdida pela tradição cultural da Comunidade Kalunga do Mimoso, no Sudeste do Tocantins. Este filme destaca uma celebração vibrante e autêntica, mantida viva pelos descendentes de escravos fugitivos das minas de ouro do antigo Arraial de Santana, hoje Arraias. A equipe acompanhará a preparação e produção da dança através de 32( trinta e dois) dançarinos, 6 (seis) músicos e personalidades da comunidade que contarão sobre a dança e seus encantos.

Anúncio no meio do texto

O documentário é uma produção da Engenho Comunicação em coprodução com a Spatium Audiovisual , através do Edital No 23/2023 – Audiovisual Tocantins 2023, Lei Paulo Gustavo através da Secretaria Estadual de Cultura do Estado do Tocantins.

Uma Tradição Viva

“Bolé do Mimoso” captura a dança Bolé, o som da viola, a colheita da mandioca e a preparação do mastro, revelando os preparativos e os rituais que culminam nesta festa tradicional. Através de depoimentos espontâneos, o documentário oferece uma janela para a vida e a cultura da comunidade Kalunga, mostrando como essas tradições são passadas de geração em geração.

Uma Produção Coletiva

  • A produção conta com uma equipe talentosa: Produção Executiva: Nival Correia Direção e Roteiro: João Luiz Neiva
  • Produção Local: Deusivanio Maia Fotografia e Câmera: Caio Bretas
  • Edição e Tratamento: Caio Bretas Assistente de Câmera e Still: Kaio André Técnico de Som e
  • Iluminação: Diego Brito Motoristas: Geison Costa
  • Assessora de Comunicação: Luzeni Neres
  • Convidamos todos a explorar essa rica tradição cultural e a compartilhar a história do “Bolé do Mimoso” com seus públicos. Descubra “Bolé do Mimoso” e mergulhe na alma cultural do Tocantins, uma celebração de resistência, herança e identidade.
  • Contatos para mais informações: 63 98419-3437 (Nival Correia)
Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais