Balanço 2023: CMP aproxima cidadãos do Parlamento e aprova leis importantes para Palmas

A Câmara Municipal de Palmas (CMP) registrou importantes avanços em 2023, sob a gestão do presidente Folha. A Casa de Leis se aproximou ainda mais dos cidadãos e aprovou importantes leis para o planejamento e desenvolvimento da capital. 

Ao longo do ano, a CMP realizou 102 sessões ordinárias, incluindo duas edições do projeto itinerante “CMP nos Bairros”, que levou o legislativo diretamente à comunidade, com sessões nos setores Lago Norte e Sônia Regina. A iniciativa buscou ampliar o acesso da população às atividades legislativas, permitindo que os cidadãos participassem ativamente do processo democrático. 

Além das sessões ordinárias, foram realizadas 21 extraordinárias, 19 solenes, oito audiências públicas e uma reunião pública. Duas comissões também foram instaladas no período: a Comissão Especial de Criação do Distrito de Taquaruçu Grande e a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades da concessionária de água e esgoto, BRK Ambiental.

Anúncio no meio do texto

O presidente Folha fez uma análise dos trabalhos desenvolvidos no período e enalteceu as contribuições dos vereadores e das vereadoras para a produtividade da Casa. Em sua avaliação, o chefe do Legislativo Municipal comemorou os avanços de 2023. “Foram 12 meses de muito trabalho aqui na Casa. Realizamos inúmeras discussões relevantes para os palmenses e fechamos o ano com saldo positivo, pois aprovamos leis importantes para o bom funcionamento da cidade, como a Lei Orçamentária (LOA) de 2024. Isso garante à gestão municipal a segurança necessária para iniciar o ano com um planejamento sólido para a implementação dos projetos e melhorias que Palmas tanto necessita”, reforçou Folha.

Números

Em 2023, os parlamentares apresentaram 1.299 projetos de lei, dos quais 143 foram aprovados, 26 arquivados, quatro retirados de tramitação e um rejeitado. Destaca-se também a aprovação de duas emendas à Lei Orgânica do Município: uma para ampliação do número de vereadores e outra para o aumento do percentual das emendas impositivas, que passou de 1,2% para 2%. Além disso, foram aprovados dois projetos de decreto legislativo e 11 projetos de resolução.

Os requerimentos também tiveram destaque, totalizando 7.694 apresentados em 2023, dos quais 3.318 foram aprovados. Adicionalmente, 349 requerimentos de 2022 e três de 2021 foram aprovados no período.

Somados às proposições dos vereadores, 51 projetos do Poder Executivo foram aprovados em 2023, entre leis ordinárias e complementares, incluindo matérias fundamentais para o planejamento e administração da cidade, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, a revisão do Plano Plurianual 2022-2025 (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2024.

Discussões

O Plenário Tarcísio Machado da Fonseca sediou discussões importantes para a sociedade palmense em 2023. Entre as principais, destacam-se as audiências públicas que abordaram temas sociais relevantes, como a implementação da educação bilíngue para surdos na rede municipal de ensino, a regularização da Praia dos Buritis, o comércio de lotes irregulares em Palmas, a apresentação dos termos da legislação para instalação de infraestrutura de suporte para estação transmissora de radiocomunicação (5G), além das prestações de contas da saúde municipal e das metas fiscais.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais