Araguaína inicia ano letivo com implantação de escola modelo em parceria com ASTT
Escola de Tempo Integral William Castelo Branco atenderá mais de 500 alunos com projeto que integra educação convencional e promoção da cidadania.
Foi realizada nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, a cerimônia que oficializou o início do ano letivo da Secretaria Municipal de Educação. O evento, que contou com a presença do prefeito Wagner Rodrigues e outras autoridades, foi realizado na Escola de Tempo Integral William Castelo Branco, no Parque Sonhos Dourados, onde foi implantada a primeira escola modelo do projeto Pequeno Cidadão.
O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Agência de Segurança Transporte e Trânsito (ASTT) de Araguaína, tendo como objetivo implementar um novo modelo de ensino integral que oferece, além do ensino padrão, noções de cidadania, trânsito, direitos humanos, prevenção à delinquência juvenil e desenvolvimento pessoal, junto ao currículo regular.
“O projeto que estamos implementando em Araguaína, pretende preparar os estudantes para que se tornem futuros cidadãos, incentivando as crianças a serem solucionadores de problemas, tomadores de decisões, desenvolvendo uma educação que visa a redução da criminalidade infantil, conscientização sobre os efeitos prejudiciais do uso de álcool e drogas e senso de respeito com o bem público, além do cuidado com a segurança no trânsito”, explicou o prefeito Wagner Rodrigues .
Primeira etapa
Na primeira etapa de implantação do projeto, foram disponibilizadas 512 vagas na Escola William Castelo Branco para estudantes com idade entre 6 e 10 anos, dando prioridade aos alunos que já estudavam na unidade e realizando um trabalho de orientação aos pais e responsáveis pelos estudantes.
“Teremos agentes de trânsito e guardas municipais fazendo parte efetivo do corpo de gestores da unidade escolar. Nossa equipe irá realizar durante a rotina escolar, aulas de organização e gestão de tempo com técnicas de estudo, planejamento e organização pessoal, atividades culturais e esportivas, oficinas de educação no trânsito, jogos educativos, teatro, banda de música, palestras com profissionais da área e projetos de cidadania para promover integração entre os estudantes e o desenvolvimento de habilidades sociais”, acrescentou o presidente da ASTT, Terciliano Gomes.
Desenvolvimento educacional
A Rede Municipal de Ensino de Araguaína possui atualmente mais de 20 mil alunos matriculados que iniciaram o período letivo nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, sendo cerca de 9 mil no ensino infantil e 11 mil no ensino fundamental. Este ano, a Secretaria Municipal de Educação também anunciou novidades na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a abertura de turmas de alfabetização por meio do Programa Brasil Alfabetizado.
De acordo com a Secretaria de Educação, 1.706 vagas ainda estão disponíveis na rede Municipal de Ensino, sendo 790 vagas na modalidade Educação Infantil e 916 vagas na Educação Fundamental, com matrículas abertas até o fechamento das vagas.
Como matricular
Para fazer a matrícula, os pais ou responsáveis pelos alunos, devem procurar a secretaria da unidade escolar em que o estudante será matriculado, apresentando documentos pessoais da criança, incluindo o registro de nascimento, RG e CPF, documento dos pais ou responsáveis, foto 3×4 da criança, comprovante de residência atualizado, cartão de vacina e cartão SUS do aluno.