Araguaçu registra umidade do ar de 11% e acende alerta no Tocantins
No Tocantins, o município de Araguaçu, localizado na região sul do estado, registrou índice de umidade relativa do ar de 11%, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do último domingo, 08.
Araguaçu se destaca entre as quase 200 cidades brasileiras que registraram níveis críticos de umidade, algumas delas chegando a índices abaixo de 10%, como cidades nos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais.
No total, nove cidades do país atingiram umidade menor que 10%, aproximando-se dos níveis registrados no deserto do Atacama, no Chile, que é considerado o deserto mais seco do mundo, com uma umidade de apenas 5%.
Baixo índice
Os municípios de Coxim e Sonora, ambos localizados no estado de Mato Grosso do Sul, registraram a umidade relativa do ar em 7%, um dos índices mais baixos do país. No estado de Mato Grosso, as cidades de Alto Araguaia, Cuiabá e Alto Taquari registraram umidade de 8% e 10%, respectivamente. Em Goiás, Aragarças e Caiapônia também marcaram índices de 8%, evidenciando a severidade da baixa umidade em várias regiões do Centro-Oeste.
No estado de São Paulo, a cidade de Barretos apresentou um índice de umidade de 9%. Já em Mato Grosso do Sul, além de Coxim e Sonora, outras cidades como Costa Rica e Nhumirim também registraram 9% de umidade do ar. Esses níveis extremamente baixos são alarmantes e requerem atenção especial da população, principalmente quanto à hidratação e cuidados com a saúde respiratória.