App desenvolvido pela Polícia Científica do Tocantins visa agilizar laudos em local de crime

A Secretaria da Segurança Pública, por meio da Superintendência de Polícia Científica do Tocantins, está em fase de finalização de um novo aplicativo para uso interno dos servidores da área pericial, o ‘Polícia Científica Mobile’.

A aplicação, que pretende transformar o trabalho realizado atualmente pelos peritos no Tocantins, foi apresentada na manhã desta terça-feira, 6, para servidores de Palmas. Com a nova ferramenta, os peritos substituirão o papel e a caneta por celulares, tablets e conexão com a internet, inserindo as informações do local do crime diretamente no sistema da Polícia Científica e fazendo o compartilhamento dessas informações instantaneamente, se a localidade do fato assim permitir.

O secretário executivo da Segurança Pública, Reginaldo de Menezes Brito, esteve presente em um dos treinamentos que estão sendo realizados na Capital e destacou a importância do aplicativo para o trabalho da Polícia Civil como um todo. “O laudo do perito é uma peça fundamental para o inquérito policial, desde o início, para que se possa pedir alguma medida cautelar até o relatório final, em que pese a definição da ação penal. Se nós aparelharmos o trabalho do perito, desenvolvendo tecnologias como essa, todo o serviço investigativo da Polícia Civil será beneficiado.”

Tecnologia Regional

O perito oficial e supervisor do Instituto de Criminalística do Interior, Thiago Magalhães de Brito Rodrigues, é o desenvolvedor da ferramenta e está há pelo menos três anos trabalhando no projeto. Professor na área da computação, Thiago viu na tecnologia uma possibilidade de otimizar o trabalho desenvolvido por ele e pelos colegas peritos. “A ideia principal do aplicativo é que o trabalho do perito deixe de depender de papel e caneta e passe a ser digital, ganhando mais eficiência, uma vez que a demanda é muito alta e exige do perito uma certa agilidade para colher e disponibilizar essas informações”, explicou.

Economia, com a redução de papel, e mais segurança no armazenamento de informações são alguns dos benefícios do novo aplicativo que vai permitir também uma melhor atualização do banco de dados e construção das chamadas manchas criminais, por meio da localização coletada pelo app.

Ainda de acordo com o desenvolvedor, Thiago Magalhães, o Tocantins é o 3º Estado da Federação a implantar esse tipo de tecnologia no trabalho pericial.

O superintendente da Polícia Científica, Alexandre Agrelli, informou que a ferramenta estará disponível para todo o Estado até o mês de março. “Nós já estamos na fase final do aplicativo, na qual estão sendo realizados uma série de testes com os peritos aqui em Palmas, e depois de feitos os ajustes necessários na tecnologia, bem como nos tablets, eles serão disponibilizados para todos os núcleos periciais do Tocantins”, finalizou.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais