Após mais de 15 anos de atuação, escolinha de futebol do Taquari ainda treina crianças em campo de terra

Há mais de 15 anos, a Associação Escolinha de Futebol Gutemberg Filho, localizada no bairro Taquari, em Palmas, desenvolve atividades esportivas voltadas a crianças e adolescentes da região sul da capital. O projeto, criado e mantido de forma voluntária pelo professor Gutenberg da Silva, atende jovens em situação de vulnerabilidade e afirma não receber apoio institucional da prefeitura ou do governo estadual.

Atualmente, as atividades são realizadas em um campo de terra localizado em área pública municipal. Segundo o coordenador, o espaço não possui gramado, alambrado ou estrutura adequada para o treino dos participantes.

De acordo com Gutenberg, o projeto já beneficiou mais de 600 jovens desde a sua fundação.

Anúncio no meio do texto

“É um projeto que iniciou quando eu vim morar aqui no Taquari e vi muitas crianças com 10, 12 anos já usando coisas ilícitas. Meninas com 13 anos grávidas. Eu pensei em fazer um projeto social que trabalhasse mais o caráter”, contou.

O professor explica que o trabalho é mantido com recursos próprios e ajuda pontual de moradores. “Eu mesmo trabalho, mas quando estou de folga estou aqui dentro trabalhando com os meninos, final de semana, meio de semana, quando eu estou de folga.”, afirmou.

Entre as dificuldades, ele cita a falta de estrutura e de alimentação para os participantes.

“O que nós precisamos aqui é a grama desse campo com alambrado e uma ajuda de custo para o lanche deles, pelo menos duas vezes na semana. Quando vem de casa, todo treino meu eu tenho que dar um lanche pra eles. Se tivesse uma ajuda pra isso, seria razoável”, disse.

Segundo Gutenberg, o campo também é usado para palestras e eventos religiosos, com o objetivo de fortalecer os valores morais e espirituais dos jovens.

Prefeitura promete ampliar apoio a projetos esportivos

Em nota ao Jornal Primeira Página, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Juventude e Esportes, informou que, em agosto deste ano, entregou à comunidade do Jardim Taquari o primeiro campo de futebol municipal, voltado à prática esportiva e à convivência social.

A gestão afirmou ainda que realiza um levantamento das demandas e condições das áreas esportivas comunitárias da capital, incluindo as localizadas no Taquari, e que estuda a formalização de novos apoios e investimentos em projetos sociais e esportivos, com o objetivo de ampliar as oportunidades de inclusão, promover o desenvolvimento da juventude e consolidar o esporte como ferramenta de transformação social.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais