Aplicativo ‘Mulher Segura’ permitirá acionamento rápido da Guarda Metropolitana em casos de ameaça

Botão do pânico vai acionar viatura da Guarda Metropolitana em tempo real

A Prefeitura de Palmas passará a disponibilizar o aplicativo Mulher Segura para mulheres com Medida Protetiva de Urgência (MPU) ativa. A ferramenta permitirá acionar um “botão do pânico” em caso de ameaça, enviando alerta imediato ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que acionará uma viatura da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) para atendimento em tempo real.

O recurso foi tema de uma reunião estratégica realizada na tarde desta quinta-feira (7) entre a Patrulha Mulher Segura e integrantes do CICC, no prédio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Durante o encontro, a equipe recebeu capacitação sobre o funcionamento da plataforma e definiu protocolos para o uso.

Segundo a coordenadora da patrulha, inspetora Letícia Walker, a medida deve ampliar a efetividade das decisões judiciais.

Anúncio no meio do texto

“O aplicativo Mulher Segura será essencial para garantir que a medida protetiva de urgência seja realmente uma proteção. Trata-se de um plano de segurança para garantir que o agressor não cometa uma nova agressão e que essa mulher esteja protegida”, afirmou.

O aplicativo será instalado no celular da vítima durante a operação Visita Tranquilizadora, realizada na residência da mulher, quando são repassadas orientações sobre canais de denúncia, formas de proteção e elaborado um plano de segurança individualizado.

Patrulha Mulher Segura

Criada pelo Decreto nº 2.678, de 28 de março de 2025, a Patrulha Mulher Segura tem como função fiscalizar e monitorar o cumprimento de medidas protetivas. Em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a patrulha conclui agora o processo de implantação e deve iniciar oficialmente os atendimentos ainda neste mês. Desde março, a equipe vem participando de capacitações para atuação especializada no atendimento a mulheres e meninas vítimas de agressão.

Informações: Reinaldo Carvalho/Secom Palmas

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais