Aplicativo ‘Mulher Segura’ permitirá acionamento rápido da Guarda Metropolitana em casos de ameaça
Botão do pânico vai acionar viatura da Guarda Metropolitana em tempo real
A Prefeitura de Palmas passará a disponibilizar o aplicativo Mulher Segura para mulheres com Medida Protetiva de Urgência (MPU) ativa. A ferramenta permitirá acionar um “botão do pânico” em caso de ameaça, enviando alerta imediato ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que acionará uma viatura da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) para atendimento em tempo real.
O recurso foi tema de uma reunião estratégica realizada na tarde desta quinta-feira (7) entre a Patrulha Mulher Segura e integrantes do CICC, no prédio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Durante o encontro, a equipe recebeu capacitação sobre o funcionamento da plataforma e definiu protocolos para o uso.
Segundo a coordenadora da patrulha, inspetora Letícia Walker, a medida deve ampliar a efetividade das decisões judiciais.
“O aplicativo Mulher Segura será essencial para garantir que a medida protetiva de urgência seja realmente uma proteção. Trata-se de um plano de segurança para garantir que o agressor não cometa uma nova agressão e que essa mulher esteja protegida”, afirmou.
O aplicativo será instalado no celular da vítima durante a operação Visita Tranquilizadora, realizada na residência da mulher, quando são repassadas orientações sobre canais de denúncia, formas de proteção e elaborado um plano de segurança individualizado.
Patrulha Mulher Segura
Criada pelo Decreto nº 2.678, de 28 de março de 2025, a Patrulha Mulher Segura tem como função fiscalizar e monitorar o cumprimento de medidas protetivas. Em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a patrulha conclui agora o processo de implantação e deve iniciar oficialmente os atendimentos ainda neste mês. Desde março, a equipe vem participando de capacitações para atuação especializada no atendimento a mulheres e meninas vítimas de agressão.
Informações: Reinaldo Carvalho/Secom Palmas