Prefeitura de Araguaína promove painel para debater direitos e respeito à população LGBTQAPN+

A garantia e a promoção de direitos da população LGBTQAPN+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexuais, Assexuais, Pansexuais) no Brasil ainda são consideradas um desafio à rede de atendimento socioassistencial, por isso a Prefeitura de Araguaína ampliará o espaço de debates com a realização do Painel de Aspectos Jurídicos e Sociais. O evento será no dia 28 de março, das 19 às 22 horas, no auditório do Fórum de Araguaína, localizado na Avenida Filadélfia. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.
 
A articulação está sendo feita pela Diretoria de Políticas Públicas Setoriais da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Araguaína. A diretora Rhaíssa Rosa conta que as quatro maiores instituições de ensino superior da cidade foram convidadas para que seus representantes apresentem os temas considerados mais relevantes no ambiente acadêmico.
 
“Queremos que esse painel seja um espaço permanente de interlocuções para conhecer e respeitar as diferenças e os direitos assegurados a todos os cidadãos, uma vez que a maneira mais adequada de implantação de políticas públicas é ouvir o público a que estas se direcionam”, explica Rhaíssa.
 
A Prefeitura também pretende que o encontro possa fortalecer o movimento de combate à homofobia e à violência contra esse público.
 
Programação


O evento será mediado pelo procurador da Prefeitura de Araguaína Allen Kardec Feitosa e trará discussões conduzidas por representantes da UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins), FACDO (Faculdade Católica do Orione), FACIT (Faculdade de Ciências do Tocantins) e UNITPAC-AFYA (Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos):
 
– Psicologia e Gênero: Ruy Tadeu Costa Ribeiro (Psicólogo – FACDO)
 
– As barreiras psicossociais de acesso à saúde mental para a comunidade LGBTQIA+: Simone Cristina Silva Simões (Psicóloga – FACDO)
 
– Marketing digital na diversidade: o movimento LGBTQIA+ em foco: Fernanda Costa Almeida (Administradora – FACDO)
 
– Lei Maria da Penha aplicada às mulheres transexuais: Priscila Francisco da Silva (Advogada – FACDO)
 
– As políticas públicas educacionais no ensino superior: Onde estão as pessoas LGBTs?: Ana Rosa Oliveira: (UFNT)
 
– Ensino da saúde de diversidades sexuais: a sala de aula como espaço de promoção de saúde integral LGBTQIAPN+: Antônio Hugo Rabelo Castro (Psicólogo – ITPAC)
 
– A atuação do NPJ – Núcleo de Práticas Jurídicas na defesa dos grupos de minorias vulneráveis: Marina de Alcântara Alencar (Advogada – FACIT).
 
Inscrições
O painel é aberto ao público, mas as vagas são limitadas, por isso a participação deve ser feita via inscrição gratuita no link https://bit.ly/painellgbtqiapn.