Gaguim vira alvo de reportagem após ser visto entrando e saindo de reuniões na Câmara

O deputado federal tocantinense Carlos Gaguim (UB) foi apontado por uma publicação do jornal Estadão nesta quarta-feira, 15, após ser visto entrando e saindo de reuniões de comissões especiais da Câmara Federal em Brasília.

Uma postagem nas redes sociais do jornal mostrou o deputado transitando pelas salas das comissões, registrando ponto, mas, segundo o veículo, deixando os debates de lado e seguindo para outras reuniões.

Intitulada “Bate ponto e ‘vaza'”, a publicação destaca que Gaguim “se orgulha de ser o mais presente da Câmara dos Deputados nas comissões”, conforme suas declarações.

O método descrito revela um hábito: o deputado chega ao corredor das comissões, composto por 16 salas, realiza o registro de presença e parte para a próxima sala, repetindo esse processo até percorrer todos os espaços disponíveis.

Um dado destacado pela reportagem é que, apesar da aparente falta de engajamento nos debates, Carlos Gaguim é o parlamentar que mais participou de comissões e sessões na Câmara dos Deputados.

Os números analisados pelo Estadão indicam que, desde o início do mandato, o deputado marcou presença em impressionantes 1.006 eventos na Casa, alcançando uma média de 11 comissões por dia. Em comparação, o segundo colocado apresenta 632 presenças.

Em resposta à Coluna do CT no Tocantins, o parlamentar comento que participa de duas comissões como titular e as demais que ocorrem na Casa como suplente. “E mesmo quando não estou nas comissões como titular ou suplente, eu participo, porque tenho projetos importantes em todas elas e quero saber como estão os trabalhos”, afirmou.