Equipe do Ministério da Saúde vai monitorar casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti no Tocantins

Com o objetivo de monitorar o aumento de casos de dengue, chinkungunya e zika no Tocantins, equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) receberão entre os dias 20 e 24 de março, a equipe do Centro de Operações de Emergências (COE Arboviroses) do Ministério da Saúde.

Durante a semana, os profissionais da SES-TO serão capacitados com a elaboração de estratégias de controle das arboviroses, manejo clínico com os pacientes e visita técnica a municípios selecionados para o acompanhamento das ações desenvolvidas.

O primeiro encontro acontece no auditório da Superintendência do Ministério da Saúde e contará com a presença com gestores da Gerência de Vigilância das Arboviroses, Atenção Primária, Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias da SES-TO e secretários de saúde dos municípios de Palmas e Paraíso do Tocantins.

De acordo com a gerente de Vigilância das Arboviroses da SES-TO, Christiane Bueno Hundertmark, “o objetivo da semana é alertar sobre os profissionais que atuam na vigilância sobre a importância de eliminar os criadouros dessas doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti”. 

Notificações de Arboviroses no TO

De acordo com os últimos boletins epidemiológicos, o Tocantins já registrou em 2023, 2.870 casos de dengue, 2.253 casos de chinkungunya e 666 de zika.

Os municípios com maiores registros são:

– Dengue: Paraíso do TO (209), Aliança do Tocantins (127), Divinópolis (45) Pugmil (44), e Barrolândia (42).

– Chinkungunya: Paraíso do TO (241), Divinópolis (45), Aliança do Tocantins (44), Pium (43) e Barrolândia (43).

– Zika: Paraíso do TO (80), Palmas (61), Barrolândia (36), Divinópolis (5) e Aguiarnópolis (3),

Participação da comunidade no combate

– Certifique-se que caixas d’água e outros reservatórios estejam devidamente tampados;

– Retire folhas ou outros tipos de sujeita que podem gerar acúmulo de água nas calhas;

– Guarde pneus em locais cobertos;

– Guarde garrafas com a boca virada para baixo;

– Realize limpeza periódica em ralos, canaletas e outros tipos de escoamentos;

– Denuncie para a Secretaria Municipal de Saúde do seu município as situações de imóveis fechados ou abandonados que possam conter piscinas ou criadouros de mosquitos. Importante deixar o Agente de Saúde visitar o imóvel.

– Se apresentar sintomas compatíveis, procure um serviço de saúde.