ALÔ PREFEITURA!Usuários do programa Restaurante Popular reclamam de filas e desorganização
Enquanto as unidades do Restaurante Comunitário de Palmas passam por reformas, a população tem utilizado o programa Restaurante Popular para ter acesso a uma alimentação balanceada e de baixo custo. A iniciativa entrou em vigor em janeiro de 2023 e oferece em restaurantes credenciados o popular prato feito (PF) ao custo de R$ 3,00.
Tem direito ao almoço no valor de R$ 3,00 as pessoas que vivem em Palmas, estão inscritas no CadÚnico e fizeram o cadastro na prefeitura de Palmas. Mais de 20 restaurantes no Plano Diretor e na região sul de Palmas estão credenciados. Mas em alguns locais a falta de organização tem gerado reclamações entre a população.
Tem gente ficando na fila para pegar o PF e ficando sem comer porque as refeições disponíveis naquele estabelecimento esgotaram. Quem já deu viagem perdida conta que isso tem acontecido porque não existe uma fiscalização ou regras para que o PF seja vendido somente para quem está presencialmente na fila.
“Eu sei que é ruim você vir ficar na fila e saber que a quantidade de marmitas já se esgotou, ai você vai ter que buscar uma outra opção e quem não tem, vai ficar sem”, afirma pastor David Antônio.
O assistente contábil Winicius Machado acredita que se houver regras será mais justo, “Para mim a regra tinha que ser de não permitir levar marmita, só quem tá na fila vai poder almoçar, essa é a forma mais justa”, declara.
Esse problema, relatado pelos usuários do programa, tem acontecido em estabelecimentos que permitem que usuários reservem o almoço por telefone para buscar as marmitas sem enfrentar filas. Quem liga fornece o número do cartão do programa e o restaurante consegue lançar a refeição no sistema.
Dependendo da quantidade de reservas, quem está fila acaba ficando sem almoço. Para quem quer ter certeza se no restaurante conveniado tem alimentação disponível é possível consultar o site https://comunitario.palmas.to.gov.br/ e ver quais os estabelecimentos credenciados e quantas refeições ainda serão servidas. A atualização é feita a cada cinco minutos.
Nós questionamos a prefeitura de Palmas que informou que os cartões não devem ser usados por terceiros e que não é permitida reserva prévia e que a refeição deve ser consumida no restaurante.