Agência orienta que mangueiras e registros de gás de cozinha vencidos sejam substituídos

Faz parte do trabalho da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), prestando sempre informações educativas à sociedade. E, com o objetivo de evitar acidentes e de orientar com conteúdo de relevância à população, a equipe técnica da área de Qualidade da Agência reforça que sejam sempre observadas medidas de segurança, em especial na cozinha, ambiente que requer muito cuidado por apresentar inúmeros riscos de acidentes de consumo.

É fundamental que a população tenha ciência de que existe prazo de validade para mangueiras e registros de gás e que a instalação requer sempre a observação de medidas de segurança.

De acordo com o presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior, a comunidade deve estar atenta aos cuidados na hora de instalar o gás na sua cozinha residencial, industrial ou comercial. “A posição do produto, as informações contidas no lacre da válvula, a validade e, em especial, a instalação no que se diz respeito às mangueiras e registros, são medidas de segurança que evitam acidentes desnecessários”, reforça o gestor da AEM.

Prazo de validade evita acidentes por uso inadequado

As mangueiras do botijão são itens que devem ser sempre observados, pois elas têm a validade de cinco anos, a partir da data de fabricação, devido à possibilidade de ressecamento de alguns dos seus componentes. 

O consumidor deve ter o hábito de verificar essa data que está na superfície da mangueira de gás e no verso do regulador, aonde constam as validades das respectivas peças.

O mau uso também pode provocar a necessidade de substituição antes do prazo de validade: mangueira dobrada ou excessivamente esticada; instalações por dentro do concreto; e ambientes expostos a excesso de calor, de umidade, ou com produtos corrosivos.

Nesse caso, com o desgaste, é importante fazer a substituição do produto.

Dicas importantes que salvam vidas 

1) Compre sempre de revendedores autorizados, e verifique a presença do lacre e do rótulo de segurança. A marca da distribuidora, a certificação do Inmetro e o prazo de validade devem estar especificados no corpo do botijão de gás.

2) Recuse botijões sem o lacre da distribuidora na válvula, amassados, enferrujados ou com as alças soltas.

3) A mangueira deverá ser fixada sempre com braçadeiras para ampliar a segurança. Só use a certificada pelo Inmetro com a gravação NBR 8613 e prazo de validade. Nunca faça extensões na mangueira de gás, juntando várias delas.

4) O regulador de pressão também deve respeitar as normativas e ter o selo de segurança do Inmetro. Fique atento à validade do equipamento (5 anos).

5) O botijão deve permanecer sempre na posição vertical, nunca deitado.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais