Agência de Metrologia realiza Operação Especial Festas no Tocantins

Com a proximidade das festas de fim de ano e em conformidade com o Plano de Trabalho pactuado entre o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado no Estado, realiza a Operação Especial Festas, da área técnica de Pré-Medidos, na região central do Tocantins.

A primeira etapa da ação é para coletar amostras de produtos aptos a serem comercializados para verificar se estão dentro das normas estabelecidas por lei. A visita dos fiscais aos estabelecimentos comerciais atacadistas e varejistas começou no dia 18 e vai até o dia 29 de novembro de 2024, em três municípios.

O objetivo da Operação Especial Festas é assegurar a qualidade das mercadorias, com a fiscalização de produtos destinados às confraternizações de fim de ano, com visitas a supermercados atacadistas e varejistas, mercados de bairro, estabelecimentos especializados no segmento para verificar se estão dentro das normas estabelecidas por lei.

Anúncio no meio do texto

Os técnicos da Agência de Metrologia estão fiscalizando produtos como: bacalhau, pescados, bacon, damasco, nozes e castanhas, amêndoas, uvas passas, panetone, tender de natal, arroz, farofa, garrafa de vinho, entre outros.

O presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior destaca que “a Operação Especial Festas tem por objetivo verificar os produtos que tendem a ser consumidos nas confraternizações de fim de ano para a conferência entre peso informado e peso medido”, aponta o gestor.

Produtos pré-medidos são a maioria nos supermercados

Nas gôndolas e prateleiras dos supermercados, mais de 85% dos produtos que são comercializados são pré-medidos, ou seja, são mercadorias que foram embaladas e pesadas sem a presença do consumidor e que se encontram em condições de comercialização. Normalmente, são produtos etiquetados pelo próprio estabelecimento.

A equipe da Agência de Metrologia reforça que todo produto, seja ele industrial ou artesanal, ao ser exposto em estabelecimento comercial deve conter uma embalagem própria, com o rótulo descrevendo o peso bruto da mercadoria.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais