Ação estadual reforça combate à violência contra idosos

A Polícia Civil do Tocantins realizou, nesta quarta-feira (22), o Dia D da Operação Virtude, ação voltada ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa em várias regiões do Estado. A iniciativa, que faz parte de uma mobilização nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública, contou com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Vigilância Sanitária Municipal e do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

Ações em Palmas

Na Capital, equipes da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Pessoa Idosa (1ª DAV – Palmas) visitaram abrigos de idosos para verificar as condições estruturais e de funcionamento. Também foram prestadas orientações aos responsáveis e coletadas informações para elaboração de um relatório a ser encaminhado ao Poder Público Municipal, com propostas de melhorias.

Anúncio no meio do texto

Simultaneamente, foi realizada uma ação de conscientização na Avenida Tocantins, em Taquaralto, com distribuição de materiais informativos e orientações sobre como denunciar casos de violência.

Interior do Estado

As atividades também alcançaram municípios como Peixe e Dueré, onde equipes da Polícia Civil visitaram Secretarias de Ação Social, CRAS, postos de saúde e hospitais, além de realizar atendimentos a idosos da comunidade. Em Peixe, uma das visitas incluiu o atendimento a uma idosa centenária, integrando o trabalho de proteção e acompanhamento social.

Trabalho integrado

De acordo com a delegada titular da 1ª DAV, Ana Carolina Coelho Marinho, a ação tem como meta fortalecer a atuação conjunta das forças de segurança.

“O Dia D representa um momento estratégico de intensificação das ações, reunindo as forças de segurança para visitas, fiscalizações e atividades de sensibilização, reforçando o compromisso da Polícia Civil com a proteção e a garantia dos direitos da pessoa idosa”, afirmou.

O diretor do Sistema Integrado de Operações (Siop), delegado Anderson Casé, também destacou a importância da cooperação institucional.

“Momentos como este fortalecem o trabalho conjunto entre as instituições, ampliando a prevenção e a conscientização sobre os direitos dos idosos em todo o Tocantins”, destacou.

Operação Virtude

A Operação Virtude é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. No Tocantins, a coordenação é da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO), por meio da Superintendência de Segurança Integrada e da Diretoria do Sistema Integrado de Operações.

Durante todo o mês de outubro, diversas ações de prevenção, fiscalização e conscientização estão sendo realizadas em municípios do Estado, reforçando o compromisso das forças de segurança na defesa dos direitos das pessoas idosas.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais