Abel Andrade será empossado como Procurador-Geral de Justiça na sexta-feira

O Promotor de Justiça Abel Andrade Leal Júnior será empossado no cargo de Procurador-Geral de Justiça na próxima sexta-feira, dia 13, às 16h, em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça. Ele ficará à frente da administração do Ministério Público do Tocantins (MPTO) nos próximos dois anos, durante o biênio 2025/2026.

Estará presente o procurador-geral da República, Paulo Gonet, entre outras autoridades. A solenidade acontecerá na sede do MPTO, com transmissão em tempo real no canal do  Ministério Público do Tocantins no YouTube.

Atualmente, Abel Andrade é chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça. Ele foi eleito Procurador-Geral de Justiça em 11 de outubro, ao disputar o cargo como candidato único, em eleição que tem como votantes os membros do MPTO. No primeiro dia útil seguinte à eleição, em 14 de outubro, foi nomeado pelo governador Wanderlei Barbosa.

Anúncio no meio do texto

Perfil
Abel Andrade Leal Júnior nasceu em Ipiaú (BA). Ingressou no Ministério Público do Tocantins (MPTO) em 04/06/2001. Ao longo de 23 anos de carreira, atuou nas Promotorias de Justiça de Araguacema, Paranã, Colinas do Tocantins, Tocantinópolis, Itaguatins, Guaraí e Porto Nacional. Foi subprocurador-geral de Justiça e membro do Conselho Superior do Ministério Público. Atualmente, é titular da 2ª Promotoria de Justiça da Capital. Também é chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, coordena o Núcleo de Apoio Remoto às Promotorias de Justiça (NAProm) e preside diversas comissões e comitês no MPTO.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais