Presidente Folha convida para audiência na Câmara sobre educação bilíngue de surdos

Com o objetivo de garantir aos surdos o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o presidente da Câmara Municipal de Palmas (CMP), vereador Folha (PSDB), solicitou via requerimento a realização de uma Audiência Pública com diversos membros da sociedade civil e de instituições públicas e privadas, para discutir a implementação da educação bilíngue de pessoas com deficiência auditiva. A audiência está marcada para a próxima segunda-feira (19), às 14 horas, no plenário da Casa de Leis.

De acordo com o vereador Folha, o ensino da Libras, desde o início da vida das crianças surdas, garante a elas o direito a mais acessibilidade na comunicação.

“A língua de sinais é uma forma de comunicação natural, aprendida de forma espontânea pelos surdos em contato com pessoas que a usam. Precisamos dar oportunidades para que esse aprendizado aconteça o quanto antes e de forma rápida e simples, dando a eles a oportunidade de buscar seus direitos e formas de melhorar suas vidas”, ressaltou Folha.

Anúncio no meio do texto

Essa não é a primeira vez que o vereador Folha solicita algo em benefício da comunidade surda. Em maio, o presidente do legislativo apresentou um projeto de lei que institui o Dia Municipal dos Surdos, a ser comemorado anualmente no dia 26 de setembro. A data visa promover ações que tenham como tema principal a valorização e a integração da comunidade surda.

Além disso, Folha também solicitou que seja disponibilizado um intérprete de Libras em agências bancárias de Palmas, com o objetivo de garantir que os surdos tenham acesso igualitário aos serviços bancários, possibilitando uma comunicação efetiva e eficiente com os funcionários, promovendo cada vez mais a inclusão e a acessibilidade dos cidadãos.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais