Semana do Meio Ambiente visa sensibilizar sobre necessidade de preservação

Sensibilizar a comunidade sobre a importância de uma postura sustentável frentes aos desafios ambientais é a proposta da Semana Municipal do Meio Ambiente, que iniciou nesta segunda-feira, 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o lançamento da Praça da Sustentabilidade, montada no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues. As atividades seguem pelos dias 6, 7, 8 e 13, com a apresentação dos programas que compõem a política ambiental de Palmas.

O evento está sendo realizado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e no espaço estão os visitantes podem conhecer diversos Programas, a exemplo do Renova Palmas, que apóia a gestão de resíduos sólidos da Capital, por meio dos projetos de Reciclagem de Óleo Residual, Coleta Seletiva de Recicláveis, Compostagem da Fração Orgânica e Implementação da Cadeia de Logística Reversa.

Também é possível conhecer o Programa ‘MudaClima’, que incentiva a preservação e recuperação da flora nativa, por meio do plantio de árvores, em espaços urbanos e rurais. Como o próprio nome do programa sugere, a intenção é por meio da cobertura vegetal, tornar o clima da Capital mais amenos e convertendo algumas ilhas de calor, em espaços de frescor.

Anúncio no meio do texto

O Programa ‘MudaClima’ é mantido pelo Horto Florestal – Viveiro Municipal, responsável pela produção e plantio das mudas de árvores. O trabalho realizado no viveiro vai desde a coleta das sementes, até o plantio de novas árvores. No local são cultivadas espécies frutíferas e típicas do cerrado. Além de serem usadas na manutenção e recuperação da flora nativa, as árvores produzidas no Viveiro ainda são distribuídas À comunidade e utilizadas para os projetos de paisagismo da Capital.

Na Praça da Sustentabilidade o público também poderá ter acesso a informações sobre o Programa Palmas Mais Verde, que é executado por meio de parcerias entre a Prefeitura Municipal de Palmas/FMA e pessoas físicas ou jurídicas. O objetivo é estimular a implantação, recuperação e conservação das áreas verdes e de preservação permanente, bem como de árvores, mobiliário urbano, monumentos e equipamentos presentes nos locais e assim conseguir ativos ambientais e sociais.

Também está presente na Semana do Meio Ambiente, o Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos (PrevIncêndios), responsável pelos brigadistas de Palmas.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais