Câmara de Palmas celebra história e tradição de Taquaruçu pelo 15º ano

A Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizou nesta quinta-feira (1º) a sua sessão ordinária diretamente do distrito de Taquaruçu, conforme previsto pela Constituição Estadual e Lei Orgânica de Palmas. Este é o 15º ano em que a sede do Poder Legislativo Municipal é transferida para o distrito. A sessão, que após a leitura da Ordem do Dia passou a ser solene, celebrou a história e a tradição de Taquaruçu, e contou com homenagens aos pioneiros e também aos empreendedores que atuam na área do turismo no local. O momento solene também teve apresentações culturais e no início do evento foi exibido um vídeo em homenagem à Taquaruçu. 

Em seu discurso, o presidente da Casa de Leis, vereador Folha (PSDB), destacou que 1° de junho é um dia histórico para Palmas.

“Depois de 20 anos temos a satisfação de ver sentados na mesma mesa o governador em exercício do Estado, a prefeita da Capital e um senador da República. Isso mostra coerência e harmonia dos poderes, todos caminhando juntos para construir uma cidade melhor. Há quinze anos estabelecemos essa tradição de homenagear Taquaruçu, que cedeu seu território para que fosse criada a nossa linda capital’, destacou Folha.

Anúncio no meio do texto

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira (PDT), lembrou do processo de criação de Palmas. “Esse momento em que Palmas presta essa homenagem a Taquaruçu me faz lembrar o início da história de nossa capital. Lembro bem do entendimento entre o ex-prefeito Fenelon Barbosa e o eterno governador Siqueira Campos. Esses dois estadistas são responsáveis pelo surgimento de nossa capital”, lembrou Laurez.

Já a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), destacou a harmonia entre os poderes e anunciou a regularização fundiária de áreas da capital. “Fico feliz de poder juntamente com os demais chefes dos poderes da nossa Capital e do Estado, unir forças em prol da população que mais precisa de políticas públicas. E tenho a honra de anunciar a entrega de títulos de regularização fundiária para moradores de Taquaruçu. Essas pessoas aguardavam há quase 30 anos pelos títulos de suas propriedades e resolver essa situação foi um compromisso de nossa gestão. Fico grata por poder realizar”, ressaltou a prefeita.  

Na oportunidade, o senador Eduardo Gomes (PL) garantiu recursos para a área cultural. “Faço o compromisso de alocar ainda esse ano R$ 5 milhões para o custeio da cultura, pois sei da importância desse segmento para a sociedade. Estamos construindo aqui em Taquaruçu o centro cultural e gastronômico, obras importantes para a comunidade, que são frutos de emendas nossas. A  busca por recursos é burocrática, mas a vontade de realizar é muito maior”, enfatizou Gomes. 

Também discursaram os vereadores Major Negreiros(PSDB), Marilon Barbosa (União), Jucelino Rodrigues(PSDB), Eudes Assis (PSDB), o deputado estadual Eduardo Manton (PSDB), o deputado estadual Júnior Geo (PSC) e a deputada estadual Vanda Monteiro (União).

Homenageados

Foram homenageados os pioneiros e os empreendedores de Taquaruçu: André Adriano, Márcia Francisca, Elizeu Augusto, Lucia Ramaldes, Jorge Costa, Carlos Neto Barros da Silva, Neusival da Silva Mendes, Evilson Machado da Fonseca, Maria de Jesus Pereira Da Costa e Maria Doralice Linhares Resende.

Cultura

A sessão contou ainda com apresentações culturais. O grupo Projeto Veredas, com sua viola de buriti, pandeiro de folia e muitas vozes, entoou canções que valorizam a cultura regional. A cantora e compositora Edi Ribeiro também emprestou a sua voz para animar o público, com músicas regionais e de composição própria. Espetáculo à parte foi a apresentação circense do circo Os Kaco, com uma performance da artista Vitória, que arrancou muitos aplausos do público presente.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais