Ex-fumantes compartilham luta para parar de fumar

Nesta quarta-feira, 31, é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco, e a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) ressalta que há tratamento disponível para aqueles que desejam deixar de fumar dentro da rede. De acordo com Andreza Domingos, coordenadora de Doenças e Agravos não Transmissíveis (CTDANT) da Semus, basta que o usuário procure sua Unidade de Saúde da Família (USF) e manifeste o desejo de parar de fumar, a partir desse momento, será acompanhado por uma equipe qualificada.

Andreza Domingos destaca que a CTDANT e Gerência de Assistência Farmacêutica (GEAF) trabalham em conjunto com as unidades de saúde em Palmas, oferecendo apoio na implementação e condução dos Grupos de Apoio ao Tratamento do Tabagismo (GATT). “É importante compreender que quem fuma e tenta parar pode enfrentar desconfortos físicos e psicológicos significativos, o que pode exigir várias tentativas até abandonar o tabaco, portanto, é necessária uma abordagem acolhedora”, ressalta a coordenadora.

Um dos pacientes do programa que conseguiu se livrar do cigarro foi Jovino Convas, citotecnologista de 54 anos, que relata que, em 2019, durante uma consulta com um gastroenterologista, foi questionado sobre seu hábito de fumar e sugeriram que ele participasse do grupo de apoio para parar de fumar. Naquela ocasião, Jovino admite que não acreditava que o programa poderia ajudá-lo, mas ficou surpreso ao ver como a abordagem humanizada da psicóloga nas reuniões e o suporte oferecido foram úteis nesse desafio.

Anúncio no meio do texto

“Eu fumava há mais de 30 anos e, sem me sentir pressionado, a psicóloga guiou todos do grupo, e no nosso quarto encontro, consegui parar de fumar. Já se passaram 3 anos sem cigarros, e tenho visto melhorias em minha vida desde então”, afirma Convas.

Para Rosângela Vieira, aposentada de 62 anos e fumante por quase 50 anos, o atendimento recebido foi fundamental para que ela conseguisse abandonar o vício do cigarro. “As profissionais eram como mães para nós, sempre disponíveis para mensagens e sempre nos orientando com muito cuidado para nos ajudar”, relata Rosângela.

Ela também destaca que, desde 2 de fevereiro de 2021, nunca mais voltou a fumar e se sente extremamente grata pelo carinho e dedicação demonstrados pelas profissionais, não apenas para com ela, mas também para com todos os participantes do grupo anti-tabagismo.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais