Mobilidade Urbana começa rodada de discussões temáticas do PlanMob
Dando prosseguimento às ações para construção do Plano de Mobilidade Urbana de Palmas (PlanMob), a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) deu início às rodas de discussões temáticas que irão abordar assuntos estratégicos para elaboração de propostas para o Planmob. A segunda rodada de conversa acontece na quarta, 31, no Instituto Vinte de Maio (IVM), das 16 às 17h30. O tema debatido será sobre o ordenamento territorial e circulação em áreas de grande demanda e no período noturno, das 19 às 20h30, a temática abordará a mobilidade ativa e transporte a pé e de bicicleta.
Os debates iniciais abordaram demandas de mobilidade nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e segurança viária. O representante do consórcio de empresas contratadas para elaboração do PlanMob, Ricardo Mendanha, foi o mediador das discussões e interagiu com os participantes que contribuíram com suas propostas de melhorias urbanas para a Capital.
A estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Giovana Carvalho falou da importância da discussão do plano de mobilidade. “Gosto de estudar sobre mobilidade, pois se encontra dentro da minha área de atuação. E entender que ela mexe com a qualidade de vida das pessoas, e melhorar isto é muito significativo e impactante na rotina das pessoas,’’ ressaltou.
O pesquisador científico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Divonzil Gonçalves Cordeiro, também participou do debate e lembrou que perdeu um amigo vítima de acidente de trânsito na faixa de pedestre. Ele destacou ainda a necessidade de se discutir propostas para a melhoria viária da cidade. “A necessidade da elaboração de um plano de mobilidade é urgente, pois aumentou o fluxo de veículos e a população também. Mas acredito que Palmas já está melhorando e pode ser uma cidade com mais qualidade de vida”, disse.
Confira o cronograma das reuniões temáticas
Dia 31/5
Ordenamento Territorial e Circulação em áreas de grande demanda – das 16 às 17h30 – IVM
Mobilidade Ativa e Transporte a pé e de bicicleta – das 19 às 20h30 – IVM
Dia 1/6
Transporte público e privado individual (táxi, mototáxi, aplicativos, fretamento e motofrete) – das 6 às 17h30 – IVM
Transporte Coletivo e Financiamento de Ações da Mobilidade – das 19 até às 20h30 – IVM
Dia 2/6
Transporte de Cargas e Mobilidade Regional – das 14 às 15h30 – IVM
Desenvolvimento Econômico, Rural e Turismo – das 6 às 17h30 – IVM
Dia 3/6
Requalificação da Avenida Tocantins e região – das 14 às 16 horas – Resolve Palmas Taquaralto