Delegacia de atendimento a crianças e adolescente muda de endereço em Palmas

A Delegacia Especializada da Criança e Adolescente (Deca) passa a funcionar em novo endereço, agora na Quadra 802 sul. As instalações compõem o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), inaugurado na manhã desta quarta-feira, 10. O NAI irá aprimorar o acolhimento de adolescentes em conflito com a lei, além de prestar atendimento especializado e articulado aos adolescentes a quem se atribua a autoria de ato infracional. 

A delegada titular da Deca, Ludmila Barreto Cesarino, explicou que o serviço da delegacia será o primeiro acolhimento ao adolescente e, a partir disso, direcioná-lo para o atendimento jurídico. “Esse adolescente vai chegar para nós por meio da Polícia Militar, da Guarda Metropolitana ou da Agência Municipal de Trânsito. A partir disso, nós iremos atendê-lo, fazer o registro do boletim de ocorrência, instaurar o procedimento policial e direcioná-lo para o atendimento judiciário”, frisou.

O atendimento da Deca está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. Casos acontecidos fora destes horários serão atendidos pelas 1ª e 2ª Central da Polícia Civil. 

Anúncio no meio do texto

O secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, ressaltou durante o evento que o núcleo proporcionará um atendimento mais humanizado a esses menores. “O NAI trará ainda mais qualidade aos serviços de segurança pública e justiça, de modo que os adolescentes infratores poderão ter um atendimento humanizado e, ao mesmo tempo, celeridade no seu atendimento de justiça e, se for o caso, na sua reintegração a sociedade”, destacou.

A obra é resultado de convênio estabelecido entre a gestão municipal com o Governo Federal, por meio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O equipamento faz parte das ações do programa Fazendo Justiça, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Serviços

No ambiente integrado do NAI haverá o atendimento da Delegacia de Apuração de Ato Infracional; Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente; Promotorias de Justiça; Defensoria Pública; Juizado Especial da Infância e Juventude; Conselho Tutelar; Atendimento Psicossocial; Atendimento às Medidas em Meio Aberto; Atendimento às medidas de Internação Provisória; Desenvolvimento Social, Educação, Esporte, Cultura e outros parceiros necessários ao acolhimento e ao direcionamento de adolescentes em conflito com a lei.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais